Notícias, dicas de viagem, eventos em Paraty

Cartaz - Paraty em Foco 2013

Quando:  18 a 22 de setembro de 2013

Onde: em Paraty, RJ

 

Em junho de 2004, em uma viagem a trabalho ao Brasil, Giancarlo visitou Paraty ficou encantado pelo Centro Histórico e a beleza que o circunda, (ilhas e praias paradisíacas). Com a ideia de abrir uma galeria e realizar um evento de fotografia na cidade, decidiu então deixar a Itália onde vivia há 22 anos e se instalar no Centro Histórico, onde abriu a Galeria ZOOM de Fotografia e criou o “Paraty em Foco” – Festival Internacional de Fotografia, O evento começou discreto: a primeira edição do Festival teve cinco palestras, uma exposição na Igreja Santa Rita com 30 imagens dos jovens alunos do Itae e um leilão com obras doadas por fotógrafos. O encontro reuniu cerca de 80 pessoas e trouxe convidados como Cristiano Mascaro e Thomaz Farkas.

No ano passado, em sua 8ª edição, o Paraty em Foco contou com um público de 6 mil pessoas. Foram 78 convidados, dos quais 67 são brasileiros e 11 estrangeiros.

Banner paratyemfoco

Para este ano a programação está muito intensa e cheia de atividades: lançamentos, exposições, tenda multimídia, encontros, entrevistas e workshops!

O bacana deste evento é que ele reúne tanto iniciantes quanto grandes profissionais da fotografia! Isso sem falar, lógico, nos encantos da cidade de Paraty!

A fotografia é o registro de um momento, o registro de um olhar, de um sentimento…

Profissionais ou amadores, o fato é que utilizar a fotografia para registrar o dia a dia, uma viagem, um acontecimento histórico tem se popularizado bastante ultimamente, principalmente através de uso de celulares para compartilhamento das imagens em mídias sociais.

Em nossa página do facebook www.facebook.com/Paraty.combr, com o intuito de montar uma grande galeria colaborativa de fotos de Paraty, nós lançamos a brincadeira OLHARES DE PARATY    : o pessoal compartilha em nossa linha do tempo  fotos que tirou na cidade e nós as compartilhamos com que segue Paraty. A paixão por imagens é tão grande que não damos conta de compartilhar todas as imagens que chegam… Mesmo com falhas, erros técnicos e equipamentos que oferecem pouca qualidade, temos recebido muitas fotos e, mesmo as que foram tiradas em locais semelhantes possuem a sua “individualidade”!

Este ano, o tema do Paraty em Foco é “EXTREMOS” e através dele o Festival Internacional de Fotografia provoca e radicaliza, viaja a espaços distantes para apresentar uma proposta visual que aproxime os espectadores de histórias longínquas, imagens de nossos polos geográficos, formas diferentes de ver e olhar, e formas diferentes de entender a vida e representá-la.

Dando continuidade à programação já consagrada entre público e crítica, o evento promoverá uma série de palestras e de oficinas que visam tornar cada vez mais consistente o debate em torno das Artes Visuais. O jornalista Cassiano Elek Machado assume a curadoria dos Encontros // Entrevistas, levando nossas discussões aos EXTREMOS. O curador catalão Claudi Carreras mantem-se à frente do projeto curatorial de Exposições, priorizando intervenções em espaços públicos do Centro Histórico de Paraty e explorando novos formatos expositivos. Mas a grande novidade de 2013 é a incorporação de plataformas multimídia ao discurso promovido pelo Festival. As atividades serão coordenadas por um grupo de curadores que vem realizando trabalhos de grande repercussão em diversos países ao redor do mundo. São eles: o coletivo paulistano Cia de Foto; o curador Claudi Carreras; Frank Kalero, curador do festival Photoquai, do Museu Quai Branly; e o grupo de fotógrafos organizadores do Photographic Museum of Humanity.

 

Veja abaixo alguns dos trabalhos selecionados

Paraty em Foco 2013. Trabalhos selecionados: Foto de Santiago Arcos Veintimila
Foto de Santiago Arcos

 

Paraty em Foco 2013. Trabalhos selecionados: Foto de gustavo Gomes
Foto de Gustavo Gomes

 

Paraty em Foco 2013. Trabalhos selecionados: Foto de Erika Larsen
Foto de Erika Larsen

 

Paraty em Foco 2013. Trabalhos selecionados: Foto de Adilson Cruz Andrade
Foto de Adilson Cruz Andrade

 

Você pode acessar todas as notícias do paraty em Foco clicando aqui!

Ah… Só para lembrar: Você pode receber mais notícias sobre Paraty se cadastrando no site ou  curtindo nossa página no facebook  ou ainda via  twitter.

Analista de SEO é minha profissão. Motociclista por opção... Você também vai encontrar meus textos nos seguintes blogs: www.pwi.com.br (textos sobre divulgação de sites e sistemas desenvolvidos na PWI) www.andarilhar.com (textos sobre viagens de moto e turismo sustentável)

Deixe um comentário




*