•  

    Abertura da FLIP 2018

    Quem veio a Paraty para a FLIP 2018 percebeu que ela mudou bastante. A experiência de quem vem para curtir o evento é totalmente diferente daquela de 10 anos atrás.

    A grandiosidade de outros anos teve que se adequar aos tempos de crise. A falta do show de abertura, que em outras edições apresentou grandes nomes da música brasileira, é muito sentida pelo público. Agora as mesas principais tiveram que se adaptar a um auditório muito menor, e consequentemente ficou mais difícil adquirir um ingresso para assistir ao vivo aos principais convidados, embora a Tenda da Matriz permita assistir tudo pelo telão gratuitamente.

    Mas em compensação o evento cresceu muito ao redor, com a participação de um grande número de casas que oferecem uma programação independente totalmente gratuita. Relacionamos 29 casas e mais de 600 eventos.

    A procura a estas casas cresceu demais, algumas delas formando enormes filas de até 2 horas de espera. Mas o número destas casas cresceu de tal forma que havia muitas opções de programação para todos os horários. Se uma casa estava lotada, bastava consultar a programação na página do nosso site ( www.paraty.com.br/flip ) onde era possível encontrar rapidamente outra atração disponível. Era o único site onde era possível encontrar a programação completa, com todas (ou quase todas) as atrações.

    Alguns autores e intelectuais consagrados se apresentaram em locais pequenos e muito concorridos. Mas havia muita oportunidade para novos autores apresentarem seus trabalhos.

    Até o eclipse total da lua virou uma atração à parte. Listada também em nossa programação, ela levou centenas de pessoas à ponte do Centro Histórico para apreciar o fenômeno.

    Mas nem tudo são flores. As crianças, que em edições anteriores recebiam um tratamento especial, desta vez não tiveram um espaço tão privilegiado e sua programação foi bastante reduzida. Em outros tempos a praça ficava divertidamente decorada e as crianças lotavam este espaço. Agora, fora do período escolar e com uma programação menor, os pequenos quase não eram vistos. Também a FlipZona, voltada para os adolescentes encolheu bastante. É uma pena.

    Certamente a FLIP ficou mais democrática, com espaço aberto para todos. Alguns locais voltados principalmente à manifestação política tiveram grande presença de público.

    Grande parte do comércio de Paraty tem muitos motivos para comemorar. A cidade estava lotada, principalmente na sexta-feira e no sábado, dias com maior frequência de turistas e visitantes da festa. Os restaurantes trabalharam ininterruptamente, e em alguns horários era impossível encontrar uma mesa disponível.

    Como sempre, durante a FLIP a cidade recebe um público muito grande, agradável, bonito, educado, culto, que aprecia demais tudo o que somente Paraty pode oferecer.

    Veja algumas fotos:

  • Chico Buarque na FLIP
    Chico Buarque na FLIP

    Muita gente já ouviu falar da FLIP e gostaria de participar, assistir, acompanhar, mas não sabe bem como funciona.

    (mais…)

  • Um dos eventos mais esperados do ano em Paraty é o Bourbon Festival Paraty. É a oportunidade de assistir a grandes shows de música da melhor qualidade em um ambiente delicioso, totalmente de graça. São 3 dias de muito jazz, blues, R&B e soul em palcos ao ar livre, com grandes nomes nacionais e internacionais.

    (mais…)

  • Calendario de Eventos em Paraty 2018

    A cidade de Paraty, referência em turismo cultural, possui um rico calendário de eventos, o ano todo. Confira!

    (mais…)

  •  

    Paraty é um dos destinos turísticos brasileiros mais procurados. Turistas do Brasil e de todo o mundo circulam por suas ruas durante todos os períodos do ano.

    (mais…)

  • Encontre a sua pousada em hotel em Paraty

    Você tem sido bombardeado por propagandas de grandes sites oferecendo sempre as melhores pousadas pelos melhores preços, não é?

    Mas será que o que oferecem é verdade? Qual o melhor caminho para escolher a minha pousada?

    (mais…)

  • Onde se hospedar em Partaty - RJ

    Paraty tem inúmeros atrativos. O Centro Histórico com seu casario colonial, belas praias e região de serra com muita mata atlântica preservada, além da tradicional cultura caiçara atraem turistas do mundo todo. Existem pousadas em diversas regiões, cada qual com os seus atrativos particulares.

    Em nosso site fizemos uma segmentação das pousadas e hotéis por localização. Para te ajudar a escolher qual a localidade mais adequada para você apresentamos as características de cada uma:

    (mais…)

  • Um antigo caçador de nome Benedito, a uns 42 anos atrás, me contou que neste morro vivia uma grande serpente e que todos morriam de medo dela.

    (mais…)

  • Chafariz do Pedreira - Paraty

    Conta-se que um marido traído descobriu que sua mulher se encontrava com seu “cumpadre”, assim rogou-lhes uma praga que os transformou em “Mulas sem Cabeças” e nas noites de lua cheia, próximo a meia noite, elas se encontram no Chafariz do Pedreira para namorar e assustar os passantes.

    (mais…)

  • “Paraty é uma beleza, juntar boa música com esse cenário paradisíaco é imbatível, irresistível…”

    (mais…)

  • Criada por D. Isabel, rainha de Portugal no século XIV, a Festa do Divino foi introduzida no Brasil no século XVI. Em Paraty ela passa a ser celebrada a partir do século XVII.

    (mais…)

  • Na maioria das cidades coloniais existem ainda hoje os chamados Passos da Paixão, e em Paraty não poderia ser diferente.

    (mais…)

  • Bom dia, falo agora de um assunto bem polêmico: A MAÇONARIA EM PARATY.
    Este assunto tem chamado a atenção e com o passar dos tempos minhas pesquisas avançaram bastante e descobri que os sinais estão onde o olho alcança mais não vê.

    (mais…)

  • Ouça a gravação amadora da Missa Paratiana no concerto realizado no Museu de Arte Sacra de Paraty, no dia 03/12/2016, com a apresentação do Coral Juvenil da UNIRIO e a Orquestra da UNIRIO, sob regência do Prof. Julio Moretsohn.

    (mais…)

  • Vista do Morro Defensor Perpétuo

    É incrível como erros escritos na história e comentados continuamente se tornam verdades absolutas.

    (mais…)

1 de 2212345...Última »