Alex Atala cozinha em Paraty. Para suas receitas, Alex saiu em caminhada pela Mata Atlântica em busca de ingredientes nativos.
Alex Atala e Jorge Ferreira em Paraty – Folia Gastronômica 2014

Texto e imagens: Ricardo Gaspar

Na Folia Gastronômica 2014, em Paraty, estiveram presentes vários renomados chefs de cozinha e profissionais da área da gastronomia. A programação foi variada, com aulas, degustações, shows musicais, exposições, humor e encerrada com uma farofada na frente da Igreja da Matriz.

O nome mais aguardado não poderia ser outro senão Alex Atala, o mais famoso chef brasileiro, presença constante nas listas dos principais chefs do mundo. A sua aula show, que aconteceu no final da tarde do sábado, contou com a presença de Jorge Ferreira, paratiense que há alguns anos estuda a mata atlântica e a utilização das espécies nativas para a culinária. Para a aula, os dois convidados programaram uma saída pela mata, na região do sertão do Taquari para a coleta do material que foi utilizado na confecção de pratos apresentados na aula. Como diz Alex Atala: “A mata atlântica é um grande shopping center, só que lá não passamos cartão de crédito”. O caminho escolhido foi uma trilha que passa pela cachoeira do Taquari e sobe em direção ao Sítio São José, de propriedade de José Ferreira, pai de Jorge, que sedia um interessante projeto agroecológico, cultivando espécies da região na mata como forma de preservar a mata nativa.

A jornada foi acompanhada por Ricardo Gaspar, do site www.paraty.com.br, que registrou um pouco desta experiência. Algumas destas imagens foram apresentadas em telão durante a aula show. Agora vocês podem acompanhar um pouco mais nestes vídeos.

VÍDEO 1: COLETA DE PRODUTOS NA MATA DE PARATY PARA A AULA-SHOW :

Durante a subida até o sítio, a dupla foi trocando ideias sobre as espécies que encontravam pelo caminho e sua utilização na culinária. Foram coletando diversas plantas e cogumelos e colocando em uma cesta. No sítio coletaram palmito real, cultivado no próprio sítio. Parte do material coletado foi utilizado no preparo de um almoço rústico, cozinhado em fogão a lenha, que foi elaborado e degustado no local pela dupla e alguns convidados. Importante salientar que a bromélia coletada e exibida na filmagem não foi cortada da mata, pois já estava caída e foi aproveitada na aula show.

VÍDEO 2: ALEX ATALA, JORGE FERREIRA E CONVIDADOS COZINHAM NO SERTÃO DO TAQUARI:

Chama muito a atenção o grande respeito e conhecimento que Alex Atala e Jorge Ferreira têm da fauna e da flora. Em um dos vídeos, a dupla captura uma pequena cobra utilizando apenas as mãos e solta-a a seguir, mostrando conhecer profundamente os hábitos e as reações do animal.

VÍDEO 3: ALEX ATALA ENCONTRA COBRA NA MATA DE PARATY:

 

A aula foi acompanhada por grande número de interessados. O auditório foi aberto, a pedido de Atala para que todos os presentes pudessem presenciar o encontro.

>> Saiba mais sobre a Folia Gastronômica 2014

 

VEJA MAIS IMAGENS DESTA EXPERIÊNCIA ECOLÓGICA E GASTRONÔMICA EM PARATY, NA FOLIA GASTRONÔMICA 2014:

 

Deixe um comentário




*