Foto com integrantes do projeto Defeso Cultural e Carlinhos Antunes

Paraty é uma cidade maravilhosa mesmo – da exuberância da natureza às atividades culturais, Paraty tem se mostrado como um importante centro de ações, eventos, e movimentos voltados para a preservação do patrimônio histórico e dos saberes regionais.

 

Uma das mais importantes instituições que trabalham neste sentido é o SILO CULTURAL.  O Silo Cultural é uma instituição sem fins lucrativos criada em 2001 na cidade de Paraty/RJ, por iniciativa do cantor e compositor paratiense Luís Perequê e da bailarina e coreógrafa Vanda Mota, com o intuito de valorizar a cultura caiçara tradicional.

Dentre diversas atividades promovidas pelo instituto, destacamos aqui a CARAVANA PARATY.

O Defeso Cultural é um movimento da sociedade civil em defesa, apoio e fortalecimento da cultura popular de Paraty e caiçara, tanto em suas manifestações tradicionais, como contemporâneas. A Caravana Paraty é a principal ação do Defeso Cultural e uma iniciativa inédita para a cultura popular brasileira.

 

“A Caravana Paraty engloba uma intensa programação que ocorrerá entre os dias 2 e 11 de agosto de 2013 no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, e no SESC, em São Paulo (com datas a confirmar). Também estão previstas uma série de apresentações em várias cidades do interior do Rio e em Minas Gerais, além de eventos em Paraty durante todo o ano e, em especial, durante a 11ª edição da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). A iniciativa conta com o patrocínio da Eletrobrás/Eletronuclear.

“ – Criamos o Defeso Cultural porque entendemos que as cidades turísticas precisam criar políticas públicas que protejam os períodos onde a comunidade local esteja vivenciando suas tradições culturais e religiosas. Acreditamos que somente com a convivência comunitária é possível produzir uma cultura autêntica. Se as pessoas não tiverem tempo para essa vivência local, acabam se voltando para o turismo em tempo integral e a cultura se perde – enfatiza Perequê.” (http://vimeo.com/defesocultural)

Para a direção do projeto CARAVANA CULTURAL foi chamado o grande músico e compositor CARLINHOS ANTUNES.

Com 26 anos de carreira no Brasil e outros mais de 30 países, Carlinhos, que também é historiador pela PUC de São Paulo, já atuou com grandes nomes do Brasil e do exterior, como Tom Zé, Adoniram Barbosa, Jair Rodrigues, Vânia Bastos, Fátima Guedes, entre outros.

Para conhecer mais sobre o diretor Carlinhos Antunes, acesse o site  http://www.carlinhosantunes.com.br.

Para conhecer mais sobre o Silo Cultural e Luis Perequê, visite: http://silocultural.blogspot.com.br/ e http://www.luispereque.com.br

Muito bacana essa iniciativa, né?

 

Ah… Só para lembrar: Você pode receber mais notícias sobre Paraty se cadastrando no site ou  curtindo nossa página no facebook  ou ainda via  twitter.

Analista de SEO é minha profissão. Motociclista por opção... Você também vai encontrar meus textos nos seguintes blogs: www.pwi.com.br (textos sobre divulgação de sites e sistemas desenvolvidos na PWI) www.andarilhar.com (textos sobre viagens de moto e turismo sustentável)

Deixe um comentário




*