Culinária paratiense: Camarão Casadinho
Camarão Casadinho – prato típico de Paraty – Foto: Débora Bedin

O Defeso do Camarão acabou e hoje é dia de experimentar esta iguaria tradicional da gastronomia de  Paraty

Camarão Casadinho

Ingredientes: 1 quilo de camarão grande ou médio, farofa de camarão, alho, sal, alfavaca, cheiro verde e limão.

Modo de fazer: Limpe o camarão deixando-o inteiro, com casca e cabeça, retirando somente as tripas e as vísceras embaixo da cabeça. Abrir o camarão ao comprido pela barriga, lavar bem, secar e temperar com limão, sal e alfavaca. Deixar por uma hora no tempero. Recheie a barriga dos camarões com farofa feita com camarões miúdos, amarrar os camarões de dois em dois, um com a cabeça virada para a cauda do outro, espetar palitos para que fiquem unidos.
Fritar em óleo quente.Servir como aperitivo ou como prato principal acompanhado de arroz, maionese e o restante da farofa de camarão.

Farofa de Camarão

Ingredientes: 1/2 quilo de camarão miúdo, cheiro verde, coentro, alfavaca, cebola, farinha de mandioca (farinha da terra).
Modo de fazer: Refogar o camarão com todos os temperos, deixar cozinhar. Assim que estiver cozido, acrescentar a farinha aos poucos, para não empelotar.
Esta farofa não fica soltinha, fica molhadinha.
É uma delícia para rechear lula, camarões ou acompanhar pratos de peixe. Esta farofa também pode ser feita com lulas ou mexilhões.

Receitas da Sra.Maria Rameck, proprietária do Cigarras Pouso Familiar, publicadas no livro Delícias de Paraty – Comida Típica Paratyense, de Gislana Peçanha – Ed. Baraúna, 2009

Meu nome completo é Elizabeth Fromm Freire Gaspar, mas uso apenas Elizabeth Gaspar por ser mais fácil de lembrar. Tenho formação em Terapia Ocupacional pela USP, com especialização em Saúde Pública, área que atuei por vários anos. Mas foi em 1995 que Ricardo Gaspar, meu marido e sócio na PWI Web Studio, me apresentou à internet que nascia comercialmente no Brasil. Logo em 1996 nascia o nosso portal www.paraty.com.br e, pronto! Eu já estava fisgada definitivamente por uma nova paixão profissional: o Marketing Digital, tema ao qual me dedico integralmente, sempre aprendendo coisas novas. Música, artes, história são outras grandes paixões e, mais do que tudo isso, amo viajar para poder conhecer novos lugares, pessoas, costumes e culturas.

Deixe um comentário




*