Bourbon Festival Paraty 2014 - Jaques Morelembaum
Jaques Morelembaum no Bourbon Festival Paraty 2014

Jaques Morelenbaum é um dos nomes mais conceituados no Brasil quando se fala de música instrumental. Mestre do violoncelo, nascido em 1954 no Rio de Janeiro, em mais de quarenta anos de carreira musical tem colaborado com grandes expoentes da música Brasileira e internacional, seja em concertos ou produções fonográficas. Atuou por dez anos na Nova Banda de Antonio Carlos Jobim e excursionou por todo o mundo, durante cinco anos, tocando com Egberto Gismonti.

Foi diretor musical, arranjador e violoncelista de Caetano Veloso por quatorze anos, tem colaborado desde os anos 1990 com Ryuichi Sakamoto, já atuou e gravou com Sting, Cesária Évora, Mariza, Milton Nascimento, Henri Salvador, David Byrne, Omar Sosa, Bill Frisell, Hubert Laws, Kenny Barron, João Donato, Julieta Venegas, John Scofield, entre tantos outros. Desde 2009 vem apresentando-se com Gilberto Gil em seu projeto “Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo”.

A partir de Heitor Villa Lobos, o cello tornou-se um dos ícones musicais do Brasil. Seu doce e romântico timbre, a semelhança de seu som com a voz humana, sua natural flexibilidade entre articulações gingadas e pura poesia, fizeram este instrumento, originalmente europeu, assumir uma identidade muito Brasileira.

Em seu show no Bourbon Festival Paraty 2014, o músico combinará todos esses elementos proporcionando uma visão panorâmica do samba, desde suas raízes até os dias de hoje, interpretando composições de Dorival Caymmi, Jacob do Bandolim, Antonio Carlos Jobim, Newton Mendonça, Carlos Lyra, João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Donato, Egberto Gismonti, assim como trabalhos de uma nova geração de compositores, como Luisão Paiva, além de suas composições originais.

Jaques Morelenbaum, com seu Cello Samba Trio, traz ao samba um sabor intimista de música de câmara, abrilhantado por dois grandes talentos do Brasil: o violonista Ricardo Silveira e o percussionista Marcelo Costa.

Ficha técnica

Jaques Morelenbaum: Cello

Ricardo Silveira: Violão

Marcelo Costa: Percussão

Conheça um pouco da música de Jaques Morelembaum:

Jaques Morelembaum se apresenta no Bourbon festival Paraty 2014, no dia 25/05/2014, no palco da Matriz, às 17h30.

Shows gratuitos no Bourbon Festival Paraty !!!

Meu nome completo é Elizabeth Fromm Freire Gaspar, mas uso apenas Elizabeth Gaspar por ser mais fácil de lembrar. Tenho formação em Terapia Ocupacional pela USP, com especialização em Saúde Pública, área que atuei por vários anos. Mas foi em 1995 que Ricardo Gaspar, meu marido e sócio na PWI Web Studio, me apresentou à internet que nascia comercialmente no Brasil. Logo em 1996 nascia o nosso portal www.paraty.com.br e, pronto! Eu já estava fisgada definitivamente por uma nova paixão profissional: o Marketing Digital, tema ao qual me dedico integralmente, sempre aprendendo coisas novas. Música, artes, história são outras grandes paixões e, mais do que tudo isso, amo viajar para poder conhecer novos lugares, pessoas, costumes e culturas.

Deixe um comentário




*