Paraty Latino 2014 - Jesús Alemañy e seu Cubanismo!
Jesús Alemañy e seu Cubanismo no Paraty Latino 2014

A expressão Cubanismo designa algo especificamente cubano, ou único para a ilha e não é comum para a cultura espanhola em geral da América Latina. O trompetista cubano Jesus Alemañy, residente em Londres, que se apresentará no Paraty Latino dia 20, às 23h no palco matriz, junto com Fernando Ferrer e as cantoras cubanas Chabela e Alina Vila, é um autêntico representante desse gênero conhecido como jazz latino, o Cubanismo.

Jesús Alemañy, foi um trompetista do “Sierra Maestra”, um dos principais grupos de Cuba, desde os 15 anos de idade, e submerge o ouvinte em sessões de dança cheias de levadas contagiantes e uma polirritmia selvagem que lembram o som de uma big-band vintage.

Esta rica mistura com toques aparentemente alienígenas, lembra a polinização cruzada entre o jazz e a música cubana em forma de bandas de baile, tanto da ilha na década de 1930 e do próprio jazz (especialmente dos anos 1940 e 50). Alemañy exerce uma marca decididamente cubana, amplia os tons com o poder necessário para as notas mais altas que dominam o processo, o que é a principal característica que marca seu estilo.

Altamente contagiante, tem recursos dançantes do começo ao fim, celebrando o legado da música cubana em outros estilos de dança de todo o mundo.  O som cubano, que remonta à virada do século, é a raiz de grande parte do beat da música pop internacional, a partir do soukous africano até a salsa de Nova York. O encontro entre
Ferrer e Alemañy é um projeto que tem como objetivo criar uma inter-relação entre o povo brasileiro e a música cubana, para que, de alguma forma, saibam que estas duas vertentes de músicas vêm de uma mesma raiz: afrocubana e afrobrasileira.

 

Ficha Técnica

Jesus Alemañy: trompete convidado
Alina Vila: cantora convidada
Chabela: cantora convidada
Fernando Ferrer: cantor
Hanser Ferrer: piano
Liander Lobo: baixo
Carlos Ceiro: coros
Rodrigo Bueno: bateria
Franklin Santos: congas
Ivo Bittencour: trompete
Luis de la Hoz: sax
Fabio Oliva: trombone

Discografia
1996 – ¡Cubanismo!
1996 – Wild Mood Swings
1997 – Malembe
1997 – VA-Cuba-I Am Time
1998 – Reencarnacion
2007 – Greetings from Havana
2013 – Time Of Our Lives

Local – Palco da Matriz
Data – 20/09/2014
Horário – 23h
Fonte: http://www.paratylatino.com.br

Parte do projeto de divulgação da cidade de Paraty (www.paraty.com.br) o “Blog de Paraty” foi montado para aproximar ainda mais os internautas das informações, dicas e notícias de Paraty.

Deixe um comentário




*