Notícias, dicas de viagem, eventos em Paraty

Gilberto Gil na Mesa Zé Kleber da FLIP
Gilberto Gil na Mesa Zé Kleber da FLIP

A MESA ZÉ KLEBER é uma tradição da FLIP desde a edição de 2005. Nesta mesa, sempre gratuita, são feitas reflexões sobre temas que tem ligação com a realidade paratiense. Experiências educativas, enfrentamento da violência, preservação cultural, cidades criativas foram temas que já fizeram parte desta programação.

Na mesa Zé Kleber do ano de 2010, o músico paratiense Luis Perequê trouxe a proposta de defeso cultural, onde havia momentos na cidade em que a cultura local fosse vivenciada em plenitude, com sua própria temporalidade, sem a interferência direta da indústria do turismo. Nesta edição de 2015, Perequê faz o show de abertura.

Mesa Zé Kleber 2014 discutiu urbanismo e violência
Mesa Zé Kleber 2014 discutiu urbanismo e violência

Foi esse conceito, de defeso cultural,  que motivou a presença do músico e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil na Mesa Zé Kleber de 2013.

A mesa Zé Kleber deste ano terá por título: FALANDO ALEMÃO. As oficinas de poesia, fotografia e edição promovidas no Rio pelo Laboratório Setor X no Complexo do Alemão, na Rocinha e na Biblioteca Parque de Manguinhos revelaram artistas brasileiros onde menos apostamos na arte. Três deles se apresentam na mesa Zé Kleber: Geovani Martins, Deocleciano Moura Faião e Katjusch Hœ. A Mesa Zé Kleber acontece no dia 02/07/2015 às 12h. Entrada franca, com retirada de ingressos uma hora antes.

Zé Kleber (1932-1989) foi poeta, ator, cineasta e músico queridíssimo de todos os paratienses, assim como um político muito respeitado.

 

Meu nome completo é Elizabeth Fromm Freire Gaspar, mas uso apenas Elizabeth Gaspar por ser mais fácil de lembrar. Tenho formação em Terapia Ocupacional pela USP, com especialização em Saúde Pública, área que atuei por vários anos. Mas foi em 1995 que Ricardo Gaspar, meu marido e sócio na PWI Web Studio, me apresentou à internet que nascia comercialmente no Brasil. Logo em 1996 nascia o nosso portal www.paraty.com.br e, pronto! Eu já estava fisgada definitivamente por uma nova paixão profissional: o Marketing Digital, tema ao qual me dedico integralmente, sempre aprendendo coisas novas. Música, artes, história são outras grandes paixões e, mais do que tudo isso, amo viajar para poder conhecer novos lugares, pessoas, costumes e culturas.

Deixe um comentário




*