Notícias, dicas de viagem, eventos em Paraty

 

partitura_missa

No próximo sábado, dia 03 de dezembro de 2016, o Museu de Arte Sacra de Paraty será o palco do concerto que interpretará a Missa Paratiana, em sua cidade de origem.

Esta peça de música sacra é do século XIX, de autor desconhecido,e ficou perdida durante muito tempo.

O musicólogo, prof. Regis Duprat encontrou esta partitura no município de Aparecida, em 1968. A obra fazia parte do acervo da família de Randolpho José de Lorena, de Aparecida do Norte, família esta cuja tradição mineira de músicos do ciclo do ouro remonta ao século XVIII.

Em 1985, o regente Jonas Christensen articulou um Festival de Música Sacra e, nesta ocasião, Regis Duprat trascreveu a partitura, que foi executada na cidade por coro e orquestra. Duprat doou a partitura para a Municipalidade de Paraty e, hoje, faz parte do acervo do Museu de Arte Sacra de Paraty.

Em sua estrutura a Missa Paratiana  é  constituída de 5 movimentos:

Kyrie
Gloria
Laudamus
Gratias
Domine Deus (incompleto)

Em 2010 a obra foi reeditada, já em formato digital, por William Storti, para o seu trabalho de conclusão do curso Licenciatura em Música na Universidade de São Paulo – USP. Esta nova edição foi cedida ao Professor de Regência Coral da UNIRIO, Maestro Julio Moretzsohn, responsável pelo Projeto de Extensão: CORO JUVENIL UNIRIO. Os alunos deste projeto trouxeram uma nova contribuição ao material de performance desta missa confeccionando a parte do Coro com redução de orquestra para piano e extraindo as partes cavadas da orquestra, material este que será doado ao Museu de Arte Sacra de Paraty.

A Missa Paratiana apresenta a seguinte formação:
Coro misto a quatro vozes
Soprano, contralto, tenor e baixo solistas
Flauta
Clarinetes I e II em Si bemol
Trompete em Si bemol
Trompas I e II em Fá
Violinos I e II
Violoncelo
Baixo orquestral
Órgão (baixo contínuo)

O concerto, no sábado, dia 03 de dezembro de 2016, às 20h30, na Igreja de Santa Rita em Paraty, Sede do Museu de Arte Sacra de Paraty, contará com a participação do Coro Juvenil UNIRIO, sob a regência do Maestro Julio Moretzsohn, Professor de Regência Coral da UNIRIO e da Orquestra da UNIRIO, sob regência do Maestro Guilherme Bernstein, Professor de Regência Orquestral da UNIRIO.

O concerto segue com as peças:
Abertura da Ópera Medéia, de Luigi Cherubini
Abertura em Ré de José Mauricio Nunes Garcia
Missa em Do M, Kv 258, “Spaur” de Mozart

No domingo, dia 04/12/2016 às 10h, os músicos realizarão uma Oficina Didática para crianças de 10 a 15 anos.

missa

 

FONTE:
Monografia MISSA PARATIANA: Edição Musicológica Crítica e Levantamento de Fontes – Willian Storti da Silva – USP – Ribeirão Preto, 2010

 

Meu nome completo é Elizabeth Fromm Freire Gaspar, mas uso apenas Elizabeth Gaspar por ser mais fácil de lembrar. Tenho formação em Terapia Ocupacional pela USP, com especialização em Saúde Pública, área que atuei por vários anos. Mas foi em 1995 que Ricardo Gaspar, meu marido e sócio na PWI Web Studio, me apresentou à internet que nascia comercialmente no Brasil. Logo em 1996 nascia o nosso portal www.paraty.com.br e, pronto! Eu já estava fisgada definitivamente por uma nova paixão profissional: o Marketing Digital, tema ao qual me dedico integralmente, sempre aprendendo coisas novas. Música, artes, história são outras grandes paixões e, mais do que tudo isso, amo viajar para poder conhecer novos lugares, pessoas, costumes e culturas.

Deixe um comentário




*