Largo Santa Rita: Cartão postal de Paraty
Largo Santa Rita: Cartão postal de Paraty

A dica mais importante para as mulheres é: ESQUEÇA SAPATOS COM SALTO! O Centro Histórico tem chão de pedras irregulares. Usar salto nas ruas de Paraty, não só pode provocar uma queda, como também gera um andar profundamente deselegante.

O melhor é calçar tênis, ou sandálias com sola de borracha ou chinelos de borracha, bem presos aos pés.

Centro Histórico de Paraty
Centro Histórico de Paraty

Proteção para o sol: filtro solar, chapéu, óculos escuros. Estes objetos são a sua garantia para uma estadia confortável e saudável em Paraty.

Repelente: infelizmente, sim, há mosquitos em Paraty. Mas, isso se deve à belíssima mata que circunda a cidade. Os melhores passeios exigem uma proteção contra picadas.

Paraty ensolarada
Paraty ensolarada

Guarda-chuva: Nesta região do litoral há grande incidência de chuvas, principalmente no verão. No geral, as pousadas já tem guarda-chuvas para emprestar aos hóspedes. Mas, sinceramente, não vai ser uma chuvinha que vai estragar seu passeio, né?

Roupas: Paraty é um lugar informal, leve muitas bermudas, camisetas leves, vestidinhos e, principalmente, maiôs, biquinis, sungas para entrar muito no mar. Mas, se esqueceu de levar alguma coisa, não se preocupe. Paraty tem um bom comércio onde você encontrará tudo o que precisa. Consulte: www.paraty.com.br/guia.

Curtindo Paraty à noite
Curtindo Paraty à noite

Máquina fotográfica: INDISPENSÁVEL. Paraty é uma cidade muito fotogênica: seu Centro Histórico, suas praias, cachoeiras, pratos maravilhosos, caipirinhas deliciosas… tudo é motivo para tirar uma foto e mostrar para todos os amigos.

Praias maravilhosas de Paraty
Praias maravilhosas de Paraty

Dinheiro: a grande maioria dos estabelecimentos comerciais aceitam cartão de crédito, mas nas praias ou locais mais afastados é muito comum ter que pagar apenas em dinheiro. Portanto vá previnido. Na cidade há agências dos bancos: Banco de Brasil, Bradesco, Itau, Caixa Econômica e Santander. Nos supermercados da cidade há caixas 24 horas.

Espírito contemplativo: Paraty é um lugar muito especial com um centro histórico que é Patrimônio Nacional, uma cultural tradicional muito preservada que se mostra em seu artesanato, sua música e seu jeito de ser, e uma natureza de tirar o fôlego. Então… pressa para quê? Curta cada momento, converse com as pessoas, observe o pôr do sol, dance uma ciranda…

Como Paraty é linda!
Como Paraty é linda!

Já organizou a sua viagem?

Consulte o site www.paraty.com.br e saiba tudo sobre esta belíssima cidade: passeios, hospedagem, restaurantes, comércio, cultura… É muita coisa a se fazer em
Paraty.

Se seu celular usa Android, baixe o aplicativo GUIA COMPLETO DE PARATY, na Google Store . Clique na  igrejinha e tenha na palma da mão tudo o que precisa para visitar Paraty.

Guia Completo de Paraty
Guia Completo de Paraty

Meu nome completo é Elizabeth Fromm Freire Gaspar, mas uso apenas Elizabeth Gaspar por ser mais fácil de lembrar. Tenho formação em Terapia Ocupacional pela USP, com especialização em Saúde Pública, área que atuei por vários anos. Mas foi em 1995 que Ricardo Gaspar, meu marido e sócio na PWI Web Studio, me apresentou à internet que nascia comercialmente no Brasil. Logo em 1996 nascia o nosso portal www.paraty.com.br e, pronto! Eu já estava fisgada definitivamente por uma nova paixão profissional: o Marketing Digital, tema ao qual me dedico integralmente, sempre aprendendo coisas novas. Música, artes, história são outras grandes paixões e, mais do que tudo isso, amo viajar para poder conhecer novos lugares, pessoas, costumes e culturas.

28 Respostas para “O que levar nas malas para Paraty?”

  1. Soraia Reis Gomes disse:

    Olá, irei pro Festival da Pinga em Agosto e estou um pouco perdida no que usar tanto duranre ao dia quanto a noite.
    Gostaria de algumas dicas, obrigada.
    Soraia Gomes

    • Olá Soraia. Nesta época tanto pode fazer um friozinho como também pode fazer calor e até dar praia. Então é melhor levar uma mala um pouco mais variada. Boa viagem!

    • Andrea disse:

      Pio.estou no mesmo dilema que vou esse fim de semana para o festival da pinga.mas a resposta me ajudou bastante,Mas uma dúvida bota entao seria exagero.ne?? Rs

      • Andrea, verifique o tipo de sola da bota. Solados escorregadios são muito perigosos nas pedras do centro histórico. Se for com sola de borracha, não tem problema. Salto alto, nem pensar… A elegância do salto alto desaparece nas pedras irregulares. O calçado mais indicado para Paraty é o tênis ou sapato de sola de borracha que prenda bem no pé.

  2. Natacha disse:

    Vlw gente…ajudou bastante

  3. Carolyne disse:

    Estou indo para Paraty agora em junho, estou cheia de dúvidas sobre o clima e sobre o que leva devido ser inverno. Obrigada

    • Olá Carolyne. Nesta época depende da sorte. Tem dias muito quentes, em que você pode ir à praia e tomar banho de mar, mas tem dias que faz um friozinho, em que você precisa de um agasalho. Mas em geral os dias são muito bonitos e chove pouco. Então, é melhor você fazer uma mala caprichada, com roupa para frio e calor. Boa viagem!

  4. Fernanda disse:

    Olá! Indo para essa linda cidade amanhã, será minha 1ª visita. O que devo levar de roupa? Obrigada.

  5. Rosa disse:

    Olá estarei indo no dia 23 de dezembro gostaria muito da sua ajuda em relação as estradas saindo de S.P rumo Paraty bjs obrigada pela atenção

  6. MARIA APARECIDA disse:

    Boa noite! Gostaria de saber se no meio do mês de setembro ainda faz frio em parati? SE Chove? .Para ter uma ideia o que leva vestuario e calçado. Desde já obrigado!

    • Olá Maria Apareceida, Setembro é um mês intermediário, onde pode fazer ainda um pouco de frio mas pode também fazer calor. Normalmente não faz muito frio, mas vale a pena levar pelo menos um agasalho na mala. Não costuma chover muito, mas também não é dos mais secos. É o início da primavera.

  7. Rafael Lungarezi disse:

    Olá
    Gostaria de saber 02 coisas
    Neste período de agosto e frio
    E como está a estrada Cunha Pataty

    Obrigado
    Att
    Rafael

    • Olá Rafael, em agosto pode fazer frio, mas também faz alguns dias bem quentes, que dá para aproveitar bastante. Normalmente no final do dia fica friozinho. Tem que levar um agasalho, mas também pode levar roupa de praia. Sobre a estrada Paraty-Cunha, ela está em ótimo estado, mas faltando 10KM para chegar a Paraty fica com o asfalto bem esburacado. Neste trecho precisa ir devagar e com cuidado. Boa viagem!

  8. Flavia disse:

    Boa tarde, passarei o próximo fim de semana em Paraty, ja vi no clima tempo q temos previsão de frio e chuva, o q devo levar de roupas??

  9. Emanuelle Maia disse:

    Olá! Estou programando visita a Paraty em Janeiro qual a previsão de clima e qual tipo de roupas devo levar?

    • Emanuelle, no mês de janeiro faz muito calor em Paraty. Leve muitas roupas leves, chapéu ou boné e filtro solar. O tempo mais comum desta época é um dia de muito sol, com pancada de chuva à tarde. Importante: Levar tênis ou sapato de sola de borracha para andar no centro, pois o calçamento é de pedras. Jamais usar salto alto no centro. Boa viagem!

  10. Simone disse:

    Boa tarde !!! Vou fds agora para Paraty na festa da pinga e estou com muita dúvida em que roupa levar, podem me ajudar?
    Obrigada

    • Olá Simone, nesta época você pode encontrar dias bem quentes mas também dias frios. Portanto, leve agasalho, mas não se esqueça de levar também roupas leves e roupas para praia… E lembre-se, nada de salto alto para andar nas pedras do centro histórico!

  11. Mari disse:

    Bommm diaaaa…. como esta o clima por ai ….Paraty …vou na sexta e nunca visitei essa cidade… só fui até Trindade e como estamos no inverno não sei bem o que levar já que vou de moto.
    Bjsss
    E obrigada

  12. Cris disse:

    Boa tarde!Estou para ir à Paraty entre os meses de setembro,outubro ou novembro,mas não sei qual desses meses é melhor para curtir as praias.Alguém poderia me ajudar?Obrigada.

    • Olá Cris. Mais próximo do final do ano fica mais quente. Se você gosta de pegar bastante sol, novembro será mais quente que os meses anteriores. Mas depende um pouco da sorte. Você pode pegar bastante calor em qualquer destes meses.

  13. Luciana disse:

    Estou indo para Paraty agora no mês de Julho, estou cheia de dúvidas sobre o clima e sobre o que levar devido ser inverno. Obrigada

    • Luciana, no inverno em Paraty pode fazer bastante calor, mas também pode fazer frio. É preciso trazer agasalho, especialmente para a noite, mas o frio não é muito intenso. Durante os dias o clima nos últimos dias tem sido ensolarado, bom para ficar só de camiseta. Dá até para pegar uma praia ou um passeio de barco…

  14. Heveline Amorim disse:

    Obrigada pela contribuição nas informações, foram muito valiosas.

  15. Anete disse:

    Gostei muito dos seu comentario bem explicado e de facil compreensão… Obrigado pela dica,…Obrigado

Deixe um comentário




*