Bourbon Festival Paraty 2014 - Patti Austin
Patti Austin no Bourbon Festival Paraty 2014

Ter como padrinhos musicais Quincy Jones e Dinah Washington é certamente um privilégio ímpar, mas Patti Austin tem. Sua estreia nos palcos aconteceu nos tenros 4 anos de idade, no Apollo Theater, e o primeiro contrato com a gravadora RCA veio quando tinha apenas 5 anos. Cantora, compositora e ganhadora do Grammy como melhor álbum de jazz vocal, pelo trabalho “Avant Gershwin”, 2007, teve sua carreira marcada por grandes hits de sucesso. E, ainda que o Grammy tenha vindo da categoria jazz, ela sempre passeou com tranquilidade por outros gêneros como o soul e o r&b. Até hoje continua como uma das cantoras favoritas de Quincy Jones.

Nascida em 1950, no Harlen, gravou 19 álbuns, e durante os anos 1970 era considerada a “rainha” indiscutível da cena de Nova York, tendo colaborado e nutrindo a admiração de nomes como Michael Jackson, George Benson, Paul Simon, Cat Stevens, James Brown, Joe Cocker, Roberta Flack e Diana Ross. Durante a década de 1980, fez parte do selo de Quincy Jones, a Qwest Records, começando nesse momento a fase na qual teve mais sucessos. Entre 1969 e 1991, conseguiu emplacar vinte canções de R&B nas paradas de Hot Dance Music/Club Play, obtendo mega sucesso com a canção que atingiu o topo em 1981, “Do You Love Me? / The Genie”.

Um dos momentos marcantes de sua vida foi quando, durante uma entrevista em 2007, Patti refletiu sobre o quanto ela relutantemente foi a um dos últimos concertos de Judy Garland e sobre como a experiência a ajudou a focar sua carreira, declarando que “ela (Judy Garland) mexeu com meu coração. Eu queria interpretar uma canção daquele jeito, para apresentar quem eu era naquele momento através da letra.

Sua linda homenagem a Ella Fitzgerald, “For Ella”, 2002, definitivamente a colocou no panteão das grandes interpretes da black music. Quase cinco anos depois, “Avant Gershwin” uma homenagem a um dos maiores nomes da american song,George Gershwin, é lançado. Seu mais recente trabalho, de 2011,“Sound Advice”, produzido por Greg Phillinganes, é um disco de covers onde faz um tributo a bandas e artistas como Paul McCartney, Rolling Stones, Bob Dylan, Don MacLean, Brenda Russell, Paul Anka, Michael Jackson, entre outros.

Patti pode olhar para suas mais recentes realizações com orgulho justificável. Ela continua a criar marcos de uma carreira incrível, mais uma prova de seu status como uma verdadeira artista cuja criatividade não conhece limites. Sua apresentação no Bourbon Festival Paraty 2014 é uma oportunidade única para conhecer essa brilhante artista, já que a primeira vez que ela veio ao Brasil foi como backing de Quincy Jones, em 1965, com 15 anos de idade.

Ficha técnica

Patti Austin: voz

Steve Hass: bateria

Mike Ricchiuti: piano

Sandro Albert: guitarra

Richard Hammond: baixo

Conheça um pouco da música de Patti Austin:

Patti Austin se apresenta no Bourbon Festival Paraty, no dia 25/05/2014, no Palco da Matriz, às 21h.

Shows gratuitos no Bourbon Festival Paraty 2014 !!!

 

Meu nome completo é Elizabeth Fromm Freire Gaspar, mas uso apenas Elizabeth Gaspar por ser mais fácil de lembrar. Tenho formação em Terapia Ocupacional pela USP, com especialização em Saúde Pública, área que atuei por vários anos. Mas foi em 1995 que Ricardo Gaspar, meu marido e sócio na PWI Web Studio, me apresentou à internet que nascia comercialmente no Brasil. Logo em 1996 nascia o nosso portal www.paraty.com.br e, pronto! Eu já estava fisgada definitivamente por uma nova paixão profissional: o Marketing Digital, tema ao qual me dedico integralmente, sempre aprendendo coisas novas. Música, artes, história são outras grandes paixões e, mais do que tudo isso, amo viajar para poder conhecer novos lugares, pessoas, costumes e culturas.

Deixe um comentário




*