Notícias, dicas de viagem, eventos em Paraty

Fachada enfeitada em festa de Paraty - Foto: Ricardo Gaspar
Fachada enfeitada em festa de Paraty – Foto: Ricardo Gaspar

O Calendário Cultural de Paraty está repleto de festas de cunho religioso, com base no catolicismo.

Qual é a importância destes eventos para os turistas ou para quem não professa a fé católica?

Todos os rituais que envolvem estas festas trazem muitos elementos que não são apenas religiosos, mas também profanos. A cultura tradicional, ancestral, se manifesta nestes eventos.

(Post atualizado em 2023)

Alguns costumes remontam a Portugal, outros trazem elementos da cultura negra, indígena, caiçara. Independente da religião de quem assiste ou participa estas festas, é importante admirar e respeitar a cultura local.

Veja algumas características importantes de alguns eventos religiosos de Paraty:

Folia de Reis (Em 06/01/2023): Em janeiro, grupos de Folias percorrem casas para cantar o nascimento de Jesus. Os moradores sempre recebem os cantores com doces e bebidas.

Semana Santa em Paraty - Foto: Ricardo Gaspar
Semana Santa em Paraty – Foto: Ricardo Gaspar

 

Semana Santa (De 02 a 09/04/2023):  Há várias procissões encenando as várias etapas do sofrimento de Cristo. Nesta procissões podem-se admirar imagens e peças sacras com mais de 300 anos de existência. A tradição mais bonita é a Procissão do Fogaréu, que só acontece na cidade de Goiás e em Paraty, na quinta-feira santa à meia-noite. Apenas durante a Semana Santa é possível admirar os Passos da Paixão abertos.

 

 

Festa do Divino em Paraty - Foto: Ricardo Gaspar
Festa do Divino em Paraty – Foto: Ricardo Gaspar

 

Festa do Divino (De 19 a 28/05/2023):  a Festa mais animada do ano! Além das procissões com bandeiras, há coroação do Imperador, danças tradicionais, bingo, almoço comunitário e muita alegria.

 

 

 

 

Corpus Christi em Paraty - Foto: Ricardo Gaspar
Corpus Christi em Paraty – Foto: Ricardo Gaspar

 

Corpus Christi (Em 08/06/2023): Os moradores enfeitam as ruas do Centro Histórico com tapetes feitos de serragem, pó colorido e material reciclável.

 

 

 

 

São Pedro e São Paulo (De 23/06 a 02/07/2023): Procissão marítima com barcos enfeitados lembram o santo protetor dos pescadores.

Festa da Padroeira de Paraty - Foto: Ricardo Gaspar
Festa da Padroeira de Paraty – Foto: Ricardo Gaspar

 

Festas de Santa Rita (De 07 a 16/07/2023), Nossa Senhora dos Remédios (De 30/08 a 08/09/2023)  e São Benedito e N. S do Rosário (De 10 a 19/11/2023): Procissões, missas e alguns shows ou eventos profanos compõem estas festas religiosas. Ao longo do ano, a comunidade se organiza vendendo doces e salgados para arrecadar fundos para as festas.

 

 

 

Paraty é linda o ano inteiro, com ou sem eventos acontecendo!

Mas, se você marcar sua viagem em uma dessas datas, observe e nutra-se de tudo o que as tradições antigas  oferecem: um reencontro com as raízes do povo brasileiro em sua expressão mais profunda. Não são eventos voltados para os turistas, mas todos sempre são convidados a participar, mesmo que seja apenas tirando belas fotografias.

Consulte o Calendário de Eventos 2022 e planeje sua próxima viagem.

 

 

 

Meu nome completo é Elizabeth Fromm Freire Gaspar, mas uso apenas Elizabeth Gaspar por ser mais fácil de lembrar. Tenho formação em Terapia Ocupacional pela USP, com especialização em Saúde Pública, área que atuei por vários anos. Mas foi em 1995 que Ricardo Gaspar, meu marido e sócio na PWI Web Studio, me apresentou à internet que nascia comercialmente no Brasil. Logo em 1996 nascia o nosso portal www.paraty.com.br e, pronto! Eu já estava fisgada definitivamente por uma nova paixão profissional: o Marketing Digital, tema ao qual me dedico integralmente, sempre aprendendo coisas novas. Música, artes, história são outras grandes paixões e, mais do que tudo isso, amo viajar para poder conhecer novos lugares, pessoas, costumes e culturas.

Deixe um comentário




*