Bourbon Festival Paraty 2014 - Preservation Hall Jazz Band
Preservation Hall Jazz Band no Bourbon Festival Paraty 2014

O grupo americano Preservation Hall Jazz Band lança novo disco. “That’s it” é o primeiro álbum de músicas originais da banda em 50 anos de história. O CD, que no Brasil terá uma versão exclusiva com um livreto contendo fotos inéditas e a biografia da banda, foi produzido por Jim James e Ben Jaffe e contém 11 faixas.

Em turnê mundial, os americanos de Nova Orleans, vão passar pelas terras brasileiras, em maio. No dia 21 o Bourbon Street recebe a banda em seu palco e dia 24 no Bourbon Festival Paraty.

Charlie Gabriel, Mark Braud, Ronell Johnson, Ben Jaffe, Rickie Monie, Clint Maedgen, Freddie Lonzo e Joseph Lastie formam a Preservation Hall Jazz Band, fundada em 1961 para promover o tradicional jazz de Nova Orleans. A formação original era dos instrumentistas George Lewis, Sweet Emma Barrett e Kid Thomas Valentine, todos com raízes na formação do jazz.

Falar da Preservation Hall Jazz Band é voltar às raízes do Jazz. Criado em 1961, em New Orleans, a banda já teve várias formações, com cerca de 150 músicos passando pelo line-up. Atualmente a PHJB conta com Ben Jaffe, diretor criativo, sousafone; Mark Braud, trompete e vocal principal; Charlie Gabriel, clarinete, saxofone e vocal;Ronell Johnson, tuba e vocal; Joe Lastie Jr, bateria;FreddieLonzo, trombone e vocal; Clint Maedgen, sax tenor e vocal e Rick Monie, piano. Os americanos se apresentam no Bourbon Festival Paraty 2014 na esteirado lançamento de um disco inédito, “That’s It!”, que saiu em 2012, e lançadono Brasil em abril de 2014.

Desde o primeiro registro, “Billie and De De Pierce and Their PHJB”, de 1966, passando pelo emblemático “New Orleans Vol. 1”, de 1977, e chegando ao mais recente álbum, “That’s It!”, 2012, o grupo apresentou-se nos mais importantes festivais de Jazz do planeta e colocou no mercado cerca de 30 discos de estúdio e ao vivo. Em sua estrada, o PHJB se caracterizou portocar de forma refinada e talentosa ao extremo, levando o jazz a diferentes audiências.

Apesar da bandater realizado suas melhores gravações em seus primeiros álbuns–como afirmam os críticos especializados em jazz-, foi entre 1977 e 1982 que o PHJB lançou três álbuns de sucesso para a Columbia, o que resultou em turnês mundiais consagradoras.

De história vasta, uma parte importante da vida da banda derivou de muita boa vontade, quando permaneceu na estrada durante a maior parte de 2005 e início de 2006, devido ao encerramento temporário de Preservation Hall, por causa do furacão Katrina. Vale lembrar que a Preservation Hall foi criada em 1961 para preservar, perpetuar e proteger o tradicional New Orleans Jazz, Além de um local para shows,a PH tem uma gravadora para apoiar artistas locais, tudo sem fins lucrativos.

Em 2006, foi agraciada com a Medalha Nacional de Artes, a maior honra dos EUA para a excelência artística. O prêmio foi entregue ao diretor de criação da Preservation Hall, Ben Jaffe, e a cofundadora da banda, Sandra Jaffe. Também lançaram, em 2010, “Preservation”, um álbum para beneficiar o programa de educação musical, pesquisa acadêmica, o arquivamento histórico e campanhas de divulgação promocional e criar uma maior consciência e apreço peloJazz tradicional de Nova Orleans. O álbum inclui padrões tradicionais do Jazz e vocalistas convidados de destaque em cada faixa: Tom Waits, Andrew Bird, Pete Seeger, Dr. John, Jim James, The Del McCoury Band e outros.

E, após comemoram os 50 anos, em 2011, comvários projetos que culminaram com um show no Carnegie Hall, em Nova York,a Preservation Hall Jazz Band apresentou-se ao lado de The Black Keys e Dr. John, na 55 ª Annual Grammy Awards Ceremony, em 2013. Um bom termômetro da relevância da PHJB, foi ser escolhida para ilustrar o cartaz e tocar a trilha do vídeo de divulgação do New Orleans Jazz & Heritage Festival, que acontece no final de abril e tem em seu line-up com nomes como Carlos Santana, Public Enemy, Branford Marsalis Quartet, Eric Clapton, Al Jarreau, entre outros. Assistir ao Preservation Hall Jazz Bandao vivo no Bourbon Festival Paraty 2014, com certeza será um privilégio.

Ficha técnica

Ben Jaffe: Sousafone

Rickie Monie: piano

Joe Lastie Jr.: bateria

Freddie Lonzo: trombone

Mark Braud: trumpete e vocais

Clint Maedgen: sax tenor e vocais

Ronell Johnson: tuba

Conheça um pouco da música do Preservation Hall Jazz Band:

Preservation Hall Jazz band se apresenta no Bourbon Festival Paraty no Palco da Matriz, dia 24/05/2014 às 21h.

Shows gratuitos no Bourbon Festival Paraty !!!  

Meu nome completo é Elizabeth Fromm Freire Gaspar, mas uso apenas Elizabeth Gaspar por ser mais fácil de lembrar. Tenho formação em Terapia Ocupacional pela USP, com especialização em Saúde Pública, área que atuei por vários anos. Mas foi em 1995 que Ricardo Gaspar, meu marido e sócio na PWI Web Studio, me apresentou à internet que nascia comercialmente no Brasil. Logo em 1996 nascia o nosso portal www.paraty.com.br e, pronto! Eu já estava fisgada definitivamente por uma nova paixão profissional: o Marketing Digital, tema ao qual me dedico integralmente, sempre aprendendo coisas novas. Música, artes, história são outras grandes paixões e, mais do que tudo isso, amo viajar para poder conhecer novos lugares, pessoas, costumes e culturas.

Deixe um comentário




*