Notícias, dicas de viagem, eventos em Paraty

Confira as atividades confirmadas que irão rolar entre os dias 11 e 13 de Maio.

1/05 – SEXTA-FEIRA

PAINEL:  Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação

O desenvolvimento do SIMEC permitiu melhoria significativa da eficiência, eficácia e efetividade das iniciativas do MEC por meio de sua metodologia, marco institucional e plataforma tecnológica, com a integração dos processos de planejamento e gestão das políticas e programas educacionais do governo federal. Desenvolvido em software livre, mediante parceria com diversos órgãos de governo, utilizando modernas técnicas de mapeamento de processos e ampla participação das equipes de trabalho de diferentes secretarias e órgãos do MEC, o SIMEC implicou profundas mudanças culturais e organizacionais das práticas de governança do Ministério, bem como de sua forma de relacionamento com parceiros governamentais (estados, municípios, rede de escolas, universidades, institutos e outros órgãos do governo federal) e da sociedade brasileira. Hoje, mais de 50 órgãos, entre ministérios e governos estaduais e municipais, celebraram ou negociam a formalização de termos de cessão do sistema com o MEC. Em 2012 a Presidenta Dilma Roussef, adotou o modelo SIMEC e recomendou em reunião Ministerial, para todos os Ministérios.

Por fim foi introduzido um modelo sistemático de monitoramento das Ações Estratégicas do MEC que consiste em um sistema informatizado denominado Painel de Controle do SIMEC, que permite o acompanhamento de indicadores vinculados às ações estratégicas e um Núcleo de Informações Gerenciais – NIG responsável pelo suprimento de dados válidos e coerentes do sistema. A iniciativa tem permitido o aperfeiçoamento da forma de monitoramento das iniciativas do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. A transparência à sociedade é garantida pela versão pública do Painel do SIMEC que, por meio de navegação fácil e linguagem acessível, permite o controle social dos resultados das ações em desenvolvimento pelo MEC. A iniciativa possibilitou melhorias no processo decisório, padronização das informações mais divulgadas, evitando divergências e retrabalho, e o estímulo à cultura de gestão por resultados. O Painel do SIMEC conta com uma lista de 292 indicadores, mais de 18 milhões de registros cadastrados em séries históricas e média de 8 mil requisições diárias.

PARTICIPANTE: Cristiano Cabral- Autor e Gerente do Projeto SIMEC

Cristiano Cabral é autor e gerente do projeto SIMEC – Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação, software público e livre, adotado também por vários outros Órgãos e Ministérios. Formado em processamento de dados e na área de negócios/internet. Atua como Consultor na área de TI e negócios desde 1995, prestando consultoria para o Governo e iniciativa privada. Atuou em grandes projetos nos Ministérios da Educação, Presidência da República, Saúde, MPOG dentre outros. Prêmios: 1º Lugar Inovação na Gestão Publica Federal 2009,  Prêmio E-Gov 2009 Categoria e-Administração Pública, Prêmio CONIP 2010 – categoria Aplicações Internas, Prêmio CONIP 2010 – Destaque do Ano Governo Eletrônico e Prêmio Anuário TI & Governo 2011.

LOCAL: Auditório – HUB Estrela

___________________________________________________________

PAINEL: Marcas e Você Fazendo o Bem

O mundo está passando por sérias questões sociais e ambientais. Quem trabalha com publicidade ou tecnologia pode ajudar muito a fazer a diferença e construir um mundo melhor. Nesta apresentação, Suzana Apelbaum apresenta projetos inspiradores criados por marcas e indivíduos que pararam de reclamar sobre a situação social e política e tomaram uma atitude, ajudando a melhorar processos, aprendizados e até salvando vidas.

Nos casos apresentados será interessante ver, especialmente, como as novas tecnologias foram utilizadas de forma inovadora, tornando as ideias viáveis, amplificadas e mais poderosas.

Se você sempre teve vontade de mudar o mundo mas não sabia muito bem por onde começar, esse painel pode ser uma grande fonte de inspiração.

PARTICIPANTES: Suzana Apelbaum

Suzana Apelbaum é publicitária, atriz, diretora de criação das agências: Click, J.W. Thompson, Africa, Strawberry Frog (NY-USA); CCO das agências: Hello Interactive, Rede; diretora de criação da Agencia Anomaly, de New York.

LOCAL: Auditório – HUB Estrela

___________________________________________________________

OFICINA: Oficina de Rima com MV Bill

MV Bill fala sobre o processo criativo, produção e divulgação de um RAP. O Rap é uma importante ferramenta de transformação que aliado a tecnologia promove a inclusão social e digital. Os jovens vão poder participar da produção de um rap junto com MV Bill. A faixa vai ser lançada nas redes sociais durante o evento.

PARTICIPANTES: MV Bill

MV Bill é rapper, músico, cantor, ator, escritor, ativista social, fundador da Central Única das Favelas – CUFA.

LOCAL: Palco Compacto Petrobras

___________________________________________________________

12/05 – SÁBADO

Demonstrações de tecnologias interativas para TVs digitais, desenvolvidas pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da UFPB.

Criado em 2003, o Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID) está integrado ao Departamento de Informática (DI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O laboratório surgiu da proposta de desenvolver projetos de pesquisa em hardware e software voltados às áreas de Vídeo Digital, Redes de Computadores, TV Digital e Interativa e Middleware. Atualmente o LAVID é uma referência nacional e internacional em desenvolvimento de tecnologia para TV Digital. O LAVID conta com a colaboração de mais de 40 jovens pesquisadores, entre doutores, mestres e graduandos, que estão interconectados com pesquisadores de todo o Brasil e do mundo, trazendo as atuais tendências tecnológicas mundiais nas áreas de vídeo e TV Digital.

As pesquisas desenvolvidas são realizadas em parceria com outras universidades, institutos de pesquisa e empresas da iniciativa privada. Por ser um laboratório ativo na área de desenvolvimento, recebe financiamento de instituições parceiras como a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Finaciadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

PARTICIPANTE: LAViD

LOCAL: HUB Estrela

___________________________________________________________

DEBATE: A Publicidade e os Meios Digitais

Os impactos dos novos meios de comunicação digitais na criação e consumo da publicidade nos dias atuais. Cases, desafios e como o mercado publicitário está se adaptando à enxurrada de informações e tecnologias dos meios digitais.

PARTICIPANTES: Jonatas Abbott, Martha Gabriel, Gal Barradas, Gustavo Pereira (moderador)

Gustavo Pereira, conhecido como GP, acumula enorme bagagem prática desde 1997, período onde trabalhou em alguns dos sites pioneiros da internet brasileira, como O Elefante, O Carteiro, Via Global e Central de Desejos. Atuou como Gerente de Planejamento em Agências de Marketing Digital, consultorias de Gestão de Negócios Digitais e Planejamento para Marketing Interativo. Foi responsável pela implantação da filial carioca da Dinamize, empresa especializada em softwares de comunicação, como e-mail marketing, chat online, pesquisa online e monitoramento de redes sociais, onde exerce a função de Diretor de Negócios. Paralelo a isso é o atual vice-presidente da Associação Brasileira de Agências Digitais – Rio de Janeiro.

Martha Gabriel é graduada em Engenharia – Unicamp, Marketing – ESPM, Design – Belas Artes, mestre e doutora em Artes (ECA-USP), professora, palestrante, artista e escritora.

LOCAL: Auditório – HUB Estrela

___________________________________________________________

PAINEL: Tecnologia para Inclusão de Daltônicos  – ColorADD

O ColorADD é um Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos – Único, Inclusivo, Transversal e Universal – simples de memorizar e aplicar em situações do dia-a-dia, desenvolvido no intuito de minorar o problema da parcial ou total “cegueira da cor” dos daltônicos, que representam cerca de 10% da população masculina mundial – aproximadamente 350 Milhões de pessoas.

A Educação, Saúde, Transportes, Material Didáctico, Industria de Vestuário, de alimentação ou as Tecnologias de Informação são alguns exemplos de áreas onde o código ColorADD, já se encontra implementado.

PARTICIPANTE INTERNACIONAL: Miguel Neiva – designer e criador do código ColorADD. Portugal.

LOCAL: Auditório – HUB Estrela

___________________________________________________________

PAINEL:  Laboratórios de garagem, hackerspaces e o futuro da ciência

Felipe Fonseca questiona a ideia de que a inovação tecnológica se desenvolva apenas nos grandes centros de pesquisas empresariais e acadêmicos. Defende os hackerspaces e os laboratórios individuais de garagem como espaços de inovação  autônomos, dinâmicos, informais nos quais o conhecimento circula de maneira livre e ágil. O conhecimento científico  deixou de ser propriedade exclusiva da universidade e das grandes corporações. Ele está descentralizado e cada vez mais projetos que nasceram em pequenas “garagens” ganham o mundo e  contribuem para o futuro da ciência.

PARTICIPANTES: Felipe Fonseca

LOCAL: Auditório – HUB Estrela

Para mais informações visite o SITE OFICIAL

Parte do projeto de divulgação da cidade de Paraty (www.paraty.com.br) o “Blog de Paraty” foi montado para aproximar ainda mais os internautas das informações, dicas e notícias de Paraty.

Deixe um comentário




*