Renato Imbroisi fala de artesanato e identidade cultural
Renato Imbroisi fala de artesanato e identidade cultural

No dia 22 de abril de 2015, o tecelão e designer de artesanato Renato Imbroisi apresentou suas experiências falando sobre Artesanato e Identidade Cultural. Com belíssimas fotos, Renato foi contando as histórias dos trabalhos desenvolvidos em desde 1987 em Muquém, Carmo do Rio Claro, Brasília, Jalapão, Cariri e muitas outras cidades de 24 estados brasileiros. Além de sua atuação no Brasil, Renato atuou no continente africano, em Moçambique e em São Tomé e Príncipe.

Renato Imbroisi fala de artesanato e identidade cultural
Renato Imbroisi

Observando os fazeres tradicionais de cada local e a matéria prima ofertada pela natureza, Renato provoca, instiga, propõe mudanças nas criações dos artesãos, transformando os trabalhos em peças que atingem o gosto dos consumidores mais exigentes. Esta transformação gera renda e modifica a relação dos artesãos, a maioria mulheres, com o mundo do trabalho.

A abertura foi feita pela Sra. secretária de Promoção Social do município, Maria Cristina da Silva,  e pela Bernardete Passos, diretora do Instituto Colibri, responsável pelo Paraty Eco Festival.

Renato já havia participado do Paraty Eco Fashion em 2013 como convidado e em 2014 já assumiu a direção artística e de design  do agora chamado PARATY ECO FESTIVAL. Neste ano o evento acontecerá nos dias 15 a 18 de outubro.

>> Acompanhe as notícias do Paraty Eco Festival

Veja abaixo algumas das fotos:

Meu nome completo é Elizabeth Fromm Freire Gaspar, mas uso apenas Elizabeth Gaspar por ser mais fácil de lembrar. Tenho formação em Terapia Ocupacional pela USP, com especialização em Saúde Pública, área que atuei por vários anos. Mas foi em 1995 que Ricardo Gaspar, meu marido e sócio na PWI Web Studio, me apresentou à internet que nascia comercialmente no Brasil. Logo em 1996 nascia o nosso portal www.paraty.com.br e, pronto! Eu já estava fisgada definitivamente por uma nova paixão profissional: o Marketing Digital. Música, artes, história são outras grandes paixões e, mais do que tudo isso, amo viajar para poder conhecer novos lugares, pessoas, costumes e culturas.

Deixe um comentário




*