Bourbon Festival Paraty - Shemekia Copeland
Shemekia Copeland no Bourbon Festival Paraty 2014

Sem dúvida um dos destaques do Bourbon Festival Paraty 2014 é a cantora de blues Shemekia Copeland. Nascida no Harlem, Nova York, em 1979, ela galgou sua carreira de cantora lentamente. Seu pai, o falecido guitarrista de blues Johnny Clyde Copeland, sempre a incentivou a cantar em casa, e até mesmo a levou ao palco para cantar no famoso Cotton Club, quando ela tinha apenas oito anos.

Com apenas 19, Shemekia saiu da sombra do pai com o lançamento, em 1998,do álbum de estreia, “Turn The Heat Up!”.Os críticos a elevaram ao patamar máximo: The Village Voice, “nada menos do que estranho “, enquanto o Boston Globe proclamou que “ela ruge com uma intensidade escaldante”.

Após seu start, o segundo álbum, “Wicked”, lançado em 2000, ganhou três Handy Awards (Canção do Ano, Álbum de Blues do Ano e Artista Contemporâneo Feminina do Ano) e uma indicação ao Grammy. Dois anos depois, a lenda do r&b, Dr. John, entrou em cena para produzir seu terceiro trabalho, “Talking to Strangers”, uma combinação engenhosa de levadas rockers e baladas atrevidas.

Seguindo a linha de trabalhar com grandes produtores, chamou o fantástico Steve Cropper Stax (que também tocou no Cd) para lançar “The Soul Truth”, em 2005, álbum com doses generosas de blues, funk e soul e com todas as ferramentas para torna-la uma grande estrela.

Com “Never Going Back”, de 2009, que marcou a sua estreia no selo TelArc, uma divisão da Concord Music Group, Shemekia entrou em uma encruzilhada em seu percurso artístico. Mesmo ela se mantendo fiel às suas raízes de blues, ousou ao ir mais para a frente, apontando sua música e sua carreira em uma nova direção. Dessa forma, apostou em um estilo mais refinado e menos estridente do que em suas gravações anteriores, amparada pelo produtor Oliver Wood. Seu mais recente disco “33 1/3”, de 2012, igualmente produzido por Oliver Wood, recebeu uma indicação ao Grammy de Melhor Álbum de Blues. No Festival, Shemekia vai apresentar canções de seu novo álbum mais um apanhado da sua carreira.

Ficha técnica

Shemekia Copeland: Vocal

Arthur Neilson: Guitarra

Willie Scandlyn: Guitarra

Kevin Jenkins: Baixo

Robin Gould: bateria

Conheça um pouco da música de Shemekia Copeland:

Shemekia Copeland se apresenta no Bourbon Festival Paraty 2014, no dia 24/05/2014, no palco da Matriz às 22h30.

Shows gratuitos no Bourbon Festival Paraty !!!

Analista de SEO é minha profissão. Motociclista por opção... Você também vai encontrar meus textos nos seguintes blogs: www.pwi.com.br (textos sobre divulgação de sites e sistemas desenvolvidos na PWI) www.andarilhar.com (textos sobre viagens de moto e turismo sustentável)

Uma Resposta para “Shemekia Copeland no Bourbon Festival Paraty 2014”

  1. Paulo disse:

    Sensacional! Maravilhosa!

    Sua voz é muita parecida com a sensacional Etta James.
    Não pude ir à Paraty, gostaria muito de estar lá para ver e sentir o show de perto.
    Espero que ela retorne outras vezes a São Paulo.
    A propósito algum disco dela foi lançado aqui?
    Onde posso encontrar? Pois quero muito.

Deixe um comentário




*