Bourbon Festival Paraty 2014 - The Legendary Tigerman
The Legendary Tigerman estará no Bourbon Festival Paraty 2014

Paulo Furtado, nascido em Moçambique em 1970, já foi organizador de concertos, programador do extinto café-concerto “Le Son” e assessor artístico do festival “Coimbra em Blues”. Foi figura central no Tédio Boys, e atualmente diz-se mais à vontade munido da habitual guitarra, pratos de ataque, bumbo e kazoo, no Projeto The Legendary Tigerman, uma “one-man band” na tradição dos velhos blues do Delta do Mississippi. Paralelamente, é guitarrista, vocalista e compositor dos Wraygunn.

A carreira musical de Furtado começou no final de 1980 como o guitarrista e compositor na banda Psychobilly Tédio Boys. O grupo lançou três álbuns na década de 1990 e embarcou em várias turnês pelos EUA. Em 1999, depois de deixar Tédio Boys, fundou a banda de blues-rock Wraygunn, no qual ele toca guitarra e canta ao lado de Raquel Ralha e Selma Uamusse.

Ao mesmo tempo em que trabalha no Wraygunn, começou uma carreira solo como The Legendary Tigerman, o alterego de Paulo Furtado. Inspirado no velho formato do delta do Mississipi, moldou um conceito adaptado e vivido no Século XXI, com uma estética muito particular, ao modo analógico tradicional (bumbo, prato de choque, guitarra) juntam-se algumas soluções eletrônicas. O resultado conhecido é explosivo. Ao vivo, as apresentações não permitem indiferença do público. Um homem, muitos instrumentos, e o passado fundido com o amanhã.

O Tigerman lançou cinco discos e excursionou por vários países como Portugal, Espanha, França, Suíça, Alemanha, Bélgica, Inglaterra, EUA (Festival South by Southwest), Japão (Fuji Rock Festival –7 apresentações em três dias, no maior Festival do mundo) e Brasil. Em Portugal, em 2008, foi um dos convidados especiais do Festival Rock In Rio Lisboa. Em 2010, no Festival Alive! torna-se o primeiro artista português a programar uma noite e apresentar na integra um disco, “Femina”.

Em Janeiro de 2011, chega a consagração nos Coliseus de Lisboa e Porto, com as duas noites esgotadas e um naipe de convidados invejável. Contudo, The Legendary Tigerman não é só um projeto musical. O penúltimo álbum, “Masquerade”, 2006, apresenta um DVD com curtas-metragens de Egar Pêra, Paulo Abreu, Rodrigo Areias & Paulo Furtado, entre outros. Já em “Femina”, o mais recente disco de 2009, a edição especial CD+DVD mostra 8 curtas-metragens realizadas por Paulo Furtado – aqui se encontram Asia Argento, Peaches,Maria de Medeiros, Rita Redshoes, Cibelle, Phoebe Killdeer e Lisa Kekaula (do The Bellrays).

Em março de 2014 lança “True” o novo Álbum de originais. De regresso às origens musicais e artísticas, é novamente o homem e os seus instrumentos. A introdução de elementos como as cordas, o piano ou uma secção de sopros revela um desejo de evolução em géneros que afinal não são tão estanques como aparentam – o Blues e o Rock’n’Roll. Também ao vivo é, por vezes, introduzida uma segunda bateria, tocada pelo felino Paulo Segadães. “True” é a verdade e a nova vida do Tigerman.

Todo talento e ecleticidade de Paulo Furtado poderão ser conferidos no Bourbon Festival Paraty 2014. 

 Ficha técnica

Paulo Furtado – bumbo, prato de choque, guitarra, voz

Paulo Segadães – bateria, backing vocals

Conheça um pouco da música do The Legendary Tigerman:

The Legendary Tigerman se apresenta no Palco Santa Rita, no dia 24/05/2014 às 16h

Shows Gratuitos no Bourbon Festival Paraty !!!

Meu nome completo é Elizabeth Fromm Freire Gaspar, mas uso apenas Elizabeth Gaspar por ser mais fácil de lembrar. Tenho formação em Terapia Ocupacional pela USP, com especialização em Saúde Pública, área que atuei por vários anos. Mas foi em 1995 que Ricardo Gaspar, meu marido e sócio na PWI Web Studio, me apresentou à internet que nascia comercialmente no Brasil. Logo em 1996 nascia o nosso portal www.paraty.com.br e, pronto! Eu já estava fisgada definitivamente por uma nova paixão profissional: o Marketing Digital, tema ao qual me dedico integralmente, sempre aprendendo coisas novas. Música, artes, história são outras grandes paixões e, mais do que tudo isso, amo viajar para poder conhecer novos lugares, pessoas, costumes e culturas.

Deixe um comentário




*