Paraty Latino 2014 - Yaniel Matos
Yaniel Matos no Paraty Latino 2014

O pianista cubano naturalizado brasileiro, Yaniel Matos, vive no Brasil e já se apresentou ao lado de músicos como Carlinhos Brown, Timbalada, Heartbreakers e Lenine, entre outros. Fez parte do Mani Padme Trio e do grupo Cuba Jazz Plus. Ele estará no Festival Paraty Latino, no palco matriz, dia 21/09, às 21h.

Yaniel teve seu primeiro contato com a música por meio de sua família e ouvindo seus tios e avós. Entrou na universidade da Havana aos 18 anos, estudando composição erudita e violoncelo, e paralelamente começou a tocar com as grandes bandas de Cuba. Trabalhou com Orlando Valle Maraca, Angel Bonne, Paulito F. G y su Elite, Issac Delgado y su Grupo, entre outros, até vir morar no Brasil, aos 24 anos, no ano 2000.

Hoje vem se destacando nos palcos brasileiros, onde faz uma síntese de sua vivência no Brasil em uma linguagem bem jazzística, cheia de cores e sons descritivos, com um trabalho autoral.

Em seu novo trabalho, “La Miranda”, seu quarto álbum e que será o mote principal de seu show no Paraty Latino, o artista encontra nas notas e nas palavras a proximidade destas duas culturas. Entre versos e melodias, os movimentos da Bossa Nova e Clube da Esquina se encontram com a cadência e os versos do movimento da nova trova cubana.

Uma das definições mais contundentes e certeiras sobre o som do cubano Yaniel Matos vem da revista Jazz Magazine, da Itália. “Yaniel Matos consegue elevar a mente do ouvinte até a dimensão mais nobre do prazer, um contexto localizado bem longe das nossas ultra codificadas gaiolas mentais”. Sendo assim, quem for ao Festival Paraty Latino verá um músico orgânico, fundamental e solar.

Ficha Técnica
Yaniel Matos – piano, cello, voz
Cuca Teixeira – bateria
Fábio Leal – Guitarra
Bruno: Baixo

Discografia
Solo
2009 -En Movimiento
2014 – La Miranda

Site Oficial: http://www.yanielmatos.com

Local – Palco da Matriz
Data –  21/09
Horário – 21h

 

Parte do projeto de divulgação da cidade de Paraty (www.paraty.com.br) o “Blog de Paraty” foi montado para aproximar ainda mais os internautas das informações, dicas e notícias de Paraty.

Deixe um comentário




*