História
O Projeto
Roteiro Turístico
Agende Seu Passeio


Centro de Informações Turísticas Caminho do Ouro

Estrada Paraty - Cunha, Km8
Paraty - Rio de Janeiro

Tel.: 24 3371 1783

agtparaty@hotmail.com
Desenvolvimento: PWI
Através do Projeto de Revitalização do Caminho do Ouro de Paraty - Na Trilha da História, parceria entre Prefeitura Municipal De Paraty, Sebrae RJ e Associação de Guias de Turismo de Paraty foram recuperados 4 Km do antigo caminho.

“... andar pelas estradas calçadas por escravos é retornar ao tempo em que os tropeiros subiam e desciam a serra levando em lombo de burros as riquezas que deram ao Brasil o alargamento de suas fronteiras e as proporções continentais que hoje tem.” (Diuner Mello)


A História do Caminho do Ouro de Paraty

Estrada construída pelos escravos entre os séculos XVII e XIX, a partir de trilhas dos índios guaianazes, o Caminho do Ouro está relativamente preservado e se encontra envolto pela exuberância da Mata Atlântica do Parque Nacional da Serra da Bocaína.

Obras de engenharia e drenagem, ainda hoje deixam qualquer um admirado pelo seu tamanho e forma de execução, pedra sobre pedra, encaixes perfeitos, sistemas de drenagem funcionais.

Ponto de passagem obrigatório, nos séculos XVII e XVIII, ligava o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, no chamado “Ciclo do Ouro”.

Paraty exercia a função de Entreposto Comercial e também por sua posição geográfica, porto escoadouro da produção de ouro de Minas para Portugal. Foi uma das mais importantes cidades portuárias do século XVIII.


Meio Ambiente

Como parte do caminho se encontra inserido no Parque Nacional da Serra da Bocaína, os visitantes podem desfrutar de belas paisagens naturais, observar várias espécies da fauna e flora da Mata Atlântica, tais como: Flora: Jequitibá, Ipê, Araribá, Canela, Quaresmeira, Palmito Jussara, Bromélias, Orquídeas, etc. Fauna: Sabiá, Tiê, Saíras, Tangará, Tucano, Periquitos, Pica-pau, Lagartos, Caxinguelê, Guaxinim, Tatú, Cotias, etc.


Educação Ambiental


Os alunos vivenciam a história do Brasil no período Colonial, Ciclo do Ouro e Ciclo do Café e a importância que Paraty teve no contexto nacional.

No campo da ecologia, vários temas são abordados: Mata Atlântica, fauna e flora, relevo, recursos hídricos, comunidades tradicionais, impacto ambiental e desenvolvimento sustentável.


Agende com antecedência a visita da sua escola.
Preço especial para estudantes.