História
O Projeto
Roteiro Turístico
Agende Seu Passeio


Centro de Informações Turísticas Caminho do Ouro

Estrada Paraty - Cunha, Km8
Paraty - Rio de Janeiro

Tel.: 24 3371 1783

agtparaty@hotmail.com
Desenvolvimento: PWI
Centro de Informações Turísticas/ Igreja da Penha

Início do Roteiro, onde está Centro de Informações Turísticas do Caminho do Ouro. Na sede há informações, mapas, fotos, loja de artesanato local, espaço pare exposições, etc. O marco da Estrada Real se destaca na paisagem, junto à igreja de Nossa Senhora da Penha.
 
Caminho do Ouro

Para percorrer o trecho inicial do Caminho do Ouro é necessário contratar um guia credenciado pela EMBRATUR, visando a preservação do local e auxiliar na manutenção (no voucher está inclusa a taxa de manutenção). A caminhada de 3,6 km, com 3 horas de duração, é de nível médio de dificuldade. O guia fornecerá todas as explicações sobre o tipo e calçamento, o material encontrado nas excavações, as características da Mata Atlântica, a vida dos tropeiros pela Caminho, etc. APROVEITE: Tire muitas fotos !
 
Porteira e caminho para o SHECO (Sítio Histórico e Ecológico do Caminho do Ouro)

Este é o trecho final onde a presença de um guia credeenciado pela EMBRATUR é obrigatória. Aqui iniciamos o nosso retorno à Sede. A continuação deste trecho, além da porteira, levará à entrada do Sítio.
 
Atelier

A visitação aos recursos da região enriquece o passeio e dá ao turista a verdadeira noção do passado e do presente da vida de Paraty.
O Atelier Caminho do Ouro, da família Oliveira, trabalha com peças decorativas a partir de madeiras caídas (sem corte de árvores).
Visite o site: www.paratyvirtual.hpg.ig.com.br/atelier_caminho.html
 
Retorno à Sede

No retorno à Sede é possível iniciar nova etapa do passeio, conhecendo cachoeiras, alambique, casa de farinha, lanchonetes e restaurantes típicos.
 
Cachoeira do Escorrega

Seu nome oficial é Cachoeira da Penha, mas é mais conhecida como Escorrega. Garotos paratienses passam seus momentos de lazer "surfando" na grande pedra da cachoeira. O final de sua aventura os leva a um poço para dar um bom mergulho. Assistir aos seus malabarismos é um espetáculo que encanta a todos os turistas.
 
Poço do Tarzan

Bela cachoeira que possui uma piscina natural para se refrescar. Para chegar nela, deve-se atravessar uma ponte suspensa. Ao seu lado, uma lanchonete mata a fome e sede dos visitantes.
 
Alambique, Casa de Farinha e Refeições Caseiras

Em frente à Sede encontramos uma lanchonete onde é possível comprar doces caseiros e comer pastéis fritos na hora. Ao seu lado um restaurante oferece deliciosos pratos típicos da região.
Pode-se também visitar o Alambique Engenho D'Ouro onde conheceremos todo o processo artesanal tradicional de fabricação da famosa cachaça paratiense. Pode-se degustar e comprar diversos tipos de cachaça. Tudi movido a roda d'água!
A visitação inclui também a Casa de farinha de mandioca, também feita pelo processo artesanal tradicional. Tudo pertence à família Penha, que dá nome à localidade.