PARATY TURISMO E ECOLOGIA

Site Paraty em Português Site Paraty em Inglês Site Paraty em Espanhol








Paraty - Festa do Divino 2010

DE 14 A 23 DE MAIO DE 2010


Atribuída à Rainha Isabel (1271 - 1336),a Festa do Divino chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores e vem acontecendo em Paraty desde o século XVIII. Realizada no dia de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), a festa homenageia a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Pelas suas enormes proporções, envolvendo praticamente toda a comunidade, a festa começa a ser organizada um ano antes de sua realização: escolhido pela Paróquia, um "festeiro" administra dezenas de voluntários - às vezes mais de um para cada atividade, seja religiosa ou profana.

Este ano, o Divino acontece de 14 a 23 de Maio de 2010. São 11 dias inteiros de missas, ladainhas, leilões, rifas, bingos, bebidas, comidas e danças típicas, e shows musicais. É notável observar-se que o Divino vem mantendo, ao longo dos séculos, o mesmo espírito comunitário, religioso e folclórico dos primeiros tempos. Alguns aspectos foram adaptados à realidade local como, por exemplo, a Folia do Divino, que foi suprimida: mas a festa se mantém imutável nos seus princípios básicos, como na distribuição de carnes aos pobres, comida ao povo e balas e doces às crianças: e os portugueses chamam de "vodos" do Divino.

O último fim de semana é o que mais trabalho requer: após a alvorada, no sábado de manha bem cedo, carne é distribuída aos pobres pelos festeiros exatamente como Dona Isabel fez 700 anos atrás. Ao meio dia, comida e bebida são distribuídos á população. De noite, na Matriz, um adolescente da comunidade é coroado Imperador do Divino, que assiste missa com seus vassalos e, logo após, recebe homenagens do lado de fora da igreja, com a apresentação da Dança das Fitas, do Xiba Cateretê, da Dança dos velhos e dos bonecos folclóricos de Paraty: o Boi, o Cavalinho, o Peneirinha e a Miota - ou Minhota, originária do Minho, em Portugal.

Festa do Divino 2010 de Paraty

O Imperador e sua corte, o festeiro e dezenas de outros devotos carregando suas bandeiras, dão uma volta pela cidade arrecadando donativos e seguem para assistir missa. Em seguida, o Imperador assiste à Congada (Marrá Paiá em Paraty). Na cadeia antiga, simbolicamente ele liberta um preso. A ultima procissão acontece à tardinha, após a qual o festeiro passa a Bandeira Mestra para o festeiro do ano seguinte.

O Imperador preside as cerimônias de sua festa distribuindo lembranças e medalhas, soltando da cadeia um preso comum, como indulgência imperial, e recebe as homenagens das autoridades locais e as reverências de praxe. Na parte religiosa, preside às procissões e tem assento ao lado direito do altar, em trono ricamente ornado, ostentando as insígnias imperiais: coroa e cetro de prata.

LEIA MAIS SOBRE A FESTA DO DIVINO EM PARATY
Livro sobre a Festa do Divino de Paraty Livro sobre a Festa do Divino de Paraty Livro sobre a Festa do Divino de Paraty
O Império do Divino em Paraty

Ana Cristina Nadruz
Editora Imperial Novo Milênio

Festa do Divino Espírito Santo em Paraty - Manual do Festeiro

Diuner Mello
Editora Estimulo

Paraty - A cidade e as festas

Marina de Mello e Souza
Editora Ouro sobre Azul

Programação Carnaval Paraty 2010

Programação Religiosa
Dia 14/05 (Sexta-feira)
06hAlvorada festiva de abertura
12hRepicar de sinos
19hSaída das Bandeiras da residência dos festeiros no Portão de Ferro onde em procissão com todas as comunidades seguirão para a Igreja Matriz.
19h30Santa Missa solene com Ladainha, dando inicio à festa, com entronização do Resplendor do Divino.
De 15/05 a 21/05
19hSaída das bandeiras, passando por residências de outros fiéis.
19h30Santa Missa e Ladainha
Dia 22/05(Sábado)
07hDistribuição de carnes aos mais necessitados
09hBando precatório pelas ruas da cidade
12hBenção do almoço de confraternização do Espírito Santo
19hSaída das bandeiras, passando por residências de outros fiéis.
19h30Santa Missa e Ladainha, com a Coroação do Imperador
Dia 23/05 - DIA DA FESTA (Domingo de Pentecostes)
06hAlvorada festiva
09hTransladação do Resplendor do Divino Espírito Santo da residência dos festeiros, juntamente com o Imperador e seus vassalos para a Igreja Matriz.
10hSanta Missa cantada
12h Libertação do preso na antiga cadeia
13hDistribuição de doces para as crianças pelo Imperador na Casa dos Festeiros
17hSanta Missa de Ação de Graças com procissão. Após a mesma, solene Coroação de Nossa Senhora dos Remédios.
Programação Cultural e Popular
Dia 14/05 (Sexta-feira)
22hOs Operários
Dia 15/05 (Sábado)
21hAbertura da Mega Gincana do Divino
22hFábio Biggie
Dia 16/05 (Domingo)
22hGrupo Pixote
Dia 17/05 (Segunda-feira)
22hDr. Fritz
Dia 18/05 (Sexta-feira)
22hBebeto e Banda
Dia 19/05 (Quarta-feira)
22hShow de Calouros
Dia 20/05 (Quinta-feira)
22hEliane Ribeiro
Dia 21/05 (Sexta-feira)
22hBanda Pálace
Dia 22/05 (Sábado)
13 às 17hs Danças folclóricas
- Marrapaiá
- Chiba Cateretê
22hIvan Lins
Dia 23/05 (Domingo)
15 às 17hs Danças Folclóricas
- Marrapaiá
- Herdeiros do Samba
- Chiba Cateretê
22hQueima de Fogos
Herdeiros do Samba
O site é melhor visualizado na resolução 1024 X 768
© Paraty Turismo e Ecologia - 2009 - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvimento: PWI