Paraty - Versão em português Paraty - English version
Baixe o Aplicativo de Paraty

PARATY TURISMO E ECOLOGIA

Festa de Nossa Senhora dos Remédios 2015

De 30 de agosto a 08 de setembro de 2015
Festa de Nossa Senhora dos Remédios 2015
A tradicional festa de Nossa Senhora dos Remédios - padroeira de Paraty - tem sua origem na França, de onde se espalhou pela Península Ibérica e é celebrada em Paraty há mais de 300 anos, sendo a 2ª festa mais tradicional de toda cidade. 

Fundado em 16 de agosto de 1531 - dia de São Roque - o povoado estabelecido no morro da Vila Velha (hoje Morro do Forte) recebeu dos índios Guaianá, habitantes há séculos da região, o nome de Paraty - que, em tupi, quer dizer golfo, lagamar. 

Em 1640, uma paratiana chamada Maria Jácome de Mello doou parte de sua sesmaria para que se construísse um novo povoado, exigindo ela, em contrapartida, que se erguesse uma  capela em louvor à Nossa Senhora dos Remédios, de sua devoção. Foi assim que São Roque deixou de ser padroeiro de Paraty, isto é, a partir da inauguração da primeira capela dedicada à santa nas novas terras. 

A festa da padroeira também se caracterizava por ser o retorno à cidade dos membros das famílias, parentes e amigos que residiam fora para pedir alguma graça, "pagar" promessas" e desfrutar de dias de confraternização - a chamada Caravana da Saudade, em que eram recebidos com banda, discurso e flores no cais na chegada da lancha de carreira. Era também a oportunidade do pessoal da roça, vindo à cidade para a Festa, fazer compras junto aos mercadores que se valiam da ocasião - sendo as barracas de roupas e utensílios de hoje uma permanência desse antigo costume.

Essa tradicional festa ainda guarda características passadas de geração a geração, como a participação de dezenas de crianças vestidas de anjo na procissão portanto cones de papel recheados de doces caseiros. A decoração da Igreja Matriz é feita com flores de papel crepom, em azul e branco, confeccionadas pelas senhoras da paróquia.



Em novembro de 1982, a Coroa de Nossa Senhora dos Remédios foi roubada. Desde então, as imagens eram adornadas com insígnias de outros oragos. Por iniciativa dos festeiros de 2012, após estudos baseados em relatos e fotografias das peças originais, foram entregues à população de Paraty e a essa paróquia as respectivas COROAS que foram depositadas novamente na imagem da Virgem dos Remédios e do Menino Deus, sendo elas confeccionadas com as mesmas dimensões, relevos e ornamentos das originais.


Confira a Programação

 

Dia 30/08 - domingo

06h - Alvorada anunciando a abertura da Festa com repicar de sinos e fogos

12h - Repicar de sinos e fogos

19h - Saída da Imagem de Nossa Senhora dos Remédios da Prefeitura de Paraty. Encontro de todas as comunidades com seu estandarte

21h30 - SHOW: Seu Maia


Dia 04/09 - sexta-feira

21h - SHOW: Balé Popular do Recife
23h - SHOW: Chama Maré


Dia 05/09  -  sábado

21h - SHOW: Velha Guarda de Paraty
23h - SHOW: Ciranda Elétrica


De 31/08 a 05/09

18h30 - Oração do terço na Igreja da Matriz

19h - Saída da imagem de Nossa Senhora dos Remédios da casa de fiéis


Dia 06/09 - domingo

18h30 - Oração do terço na Igreja da Matriz

19h - Saída da imagem de Nossa Senhora dos Remédios da casa de fiéis

21h30 - SHOW: João Pedro e Fabiano
 

Dia 07/09 - segunda-feira

18h30 - Oração do terço na Igreja da Matriz

19h - Saída dos andores de Santana, São José e São Joaquim de vários pontos, e seguirão em procissão, juntamente com o andor de Nossa Senhora dos Remédios, que será transladada da Igreja Santa Rita para a Igreja da Matriz.

21h30 - SHOW: Os Caiçaras

LOGO APÓS A SANTA MISSA HAVERÁ LEILÃO DE PRENDAS

 

Dia 08/09 - terça-feira

06h - Alvorada com repicar de sinos e fogos

9h - Santa Missa Solene

17h - Santa Missa em Ação de Graças, procissão e anúncio dos novos festeiros para 2016

21h - SHOW: Padre Juarez de Castro


LEVAR AS CRIANÇAS VESTIDAS DE ANJO PARA A PROCISSÃO DE ENCERRAMENTO








<< Voltar

Termos mais procurados

Copyright © 1996-2011 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI