Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

FLIP 2019 - Festa Literária Internacional de Paraty
Primeiros passos para o jovem cidadão: Constituição da República
(06/07/2019)

Primeiros passos para o jovem cidadão: Constituição da República

Lançamento de livro e Roda de Debate
Um título fundamental para os jovens que começam a compreender seu papel social no mundo.

Numa linguagem adequada, simples e didática, acompanhada de ilustrações leves e sem excessos, este livro, pensado e escrito por um coletivo de profissionais, tem o público infanto-juvenil como foco das atenções, levando-o a conhecer e compreender o papel da Constituição Federal em sua vida. Para isso, o conteúdo destaca os artigos mais próximos do universo de qualquer criança brasileira, ressaltando os direitos e deveres desse jovem cidadão, bem como as responsabilidades do Estado para as áreas da saúde, educação, cultura, desporto, ciências, meio ambiente, família, crianças, idosos, índios, separação dos poderes, direitos e garantias fundamentais.

Diferenciado na sua proposta de realização e edição, o livro, com tiragem inicial de 2 mil exemplares, é resultado de um esforço conjunto de pensadores da área editorial, jurídica e educacional, que consideram primordial a formação da cidadania desde a transição da infância para a adolescência - o tempo, na vida da criança, de novas aquisições intelectuais, psicológicas e sociais, quando a família deixa de ser sua única referência.

O coletivo de autores
Dessa forma, como obra circular, o texto, desde o início, transitou da linguagem jurídica para a linguagem infantil com o envolvimento de uma equipe de advogados - André Spinardi, Carolina Arzillo, Lucas Lagonegro, Marcelo Justo e Ricardo Melaré, do escritório ASBZ Advogados, responsável pela seleção de conteúdo e assessoria jurídica.

A obra teve como mentora e supervisora a pesquisadora social e doutora em Comunicação pela USP Oriana Monarca White, e orientação pedagógica da professora e mestre em Educação Suzana Maria de Andrade Oliveira.

A adaptação do conteúdo é de autoria da escritora Erika Neves, também atriz e contadora de histórias, que trabalhou em sintonia, inclusive na construção do texto, com a ilustradora e também psicanalista Mirian Malzyner.
Todo esse cuidado conjunto transparece no livro, cujo maior desafio foi tornar acessível um conteúdo complexo, embora sem alterar o sentido do texto jurídico.
Sem qualquer função partidária, a obra traz ainda o mérito de não expor qualquer pensamento político. O foco se mantém restrito à formação da cidadania, voltada para o segmento infanto-juvenil.

O lançamento oficial será num evento chamado CONSTITUIÇÃO É ASSUNTO DE CRIANÇA, SIM! , na Central Flipinha, no dia 10 de julho, quarta-feira, às 15,30 hs. Em roda de conversa com os autores, e com a participação de alunos e professores das escolas públicas de Paraty. 

Também  será apresentado  numa roda de conversa no sábado, dia 13, às 13,30, na Biblioteca MAR, do Cembra.


Ver todas as notícias da FLIP
<< Voltar


Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio