Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

FLIP 2019 - Festa Literária Internacional de Paraty
“O Preço do Peixe”: contos ou crônicas?
(08/07/2019)

“O Preço do Peixe”: contos ou crônicas?

Pré-lançamento do livro de Jayme Serva
Fato ou ficção? O que, afinal, é contado em “O Preço do Peixe”? Antes de tudo, histórias. Em comum, serem oriundas de casos reais contados ao autor.
Desde criança, Jayme Serva se deixava impressionar com a variedade de casos que as pessoas contavam entre si. Já escritor, deu-se conta de que o caso contado e transmitido oralmente de pessoa para pessoa era quase um gênero literário em si mesmo.
Decidiu então compilar algumas histórias contadas.  Mas, entre o fato e o texto literário, travou-se um processo de tratamento variado e rico. A tal ponto que o resultado final já não lembra (ou nem sempre lembra) a conversa original ou o jornalismo que habita uma legítima crônica. Lembra mais o ambiente do conto, da obra de ficção.
É nessa ambiguidade, às vezes com humor, às vezes aparentando devaneios, em certas linhas, totalmente verossímil, em outras inspirando um “será?”, que Jayme Serva conduz cada uma dessas histórias.
Contos ou crônicas? Só lendo para formar uma opinião - ou para manter de vez a dúvida. O autor garante que vende o peixe pelo preço que comprou. Mas ressalva: “Ou por umas moedinhas a mais”.


SERVIÇO:

Livro: O Preço do Peixe
Autor: Jayme Serva - Editora Laranja Original - 160 páginas - R$ 40,00
O pré-lançamento será realizado de quarta a sexta-feira próximas (10/7 a 12/7), na Casa da Porta Amarela, em Paraty, no espaço da Editora Laranja Original.


SOBRE O AUTOR:
Jayme Serva é bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo e autor de “Cem sonetos, pouco mais, pouco menos” e “Lucy - uma vida professora”, ambos pela Laranja Original. Como redator, trabalhou nas agências de publicidade Newcomm Bates, Publicis Norton e Wunderman (da qual foi diretor de criação), entre outras. Foi roteirista nos documentários “O Porto de Santos: Navegando pela História” e “Grapefruit com Banana: uma Fazenda Inglesa no Universo Caiçara”, da Neotropica Multimedia. Escreveu, como colaborador, para veículos especializados em comunicação, como Meio & Mensagem, Propmark e o site Blue Bus, e de interesse geral, como as revistas Morar (da Folha de S.Paulo), Brasileiros e Pequenas Empresas & Grandes Negócios (Editora Globo). É conselheiro do IPBio - Instituto de Pesquisas da Biodiversidade - e do projeto Diversa, ligado ao Instituto Rodrigo Mendes.



Ver todas as notícias da FLIP
<< Voltar


Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio