Paraty - Versão em português Paraty - English version
Baixe o Aplicativo de Paraty

PARATY TURISMO E ECOLOGIA

FLIP 2014 - Festa Literária Internacional de Paraty (24/06/2013)

Casa do Instituto Moreira Salles na FLIP

Exposição, DVDs, shows e muita conversa
Casa do IMS na Flip terá entrevistas com escritores, exposição de David Drew Zingg, shows em homenagem à Portela, lançamento da serrote #14 e dos DVDs Memórias do cárcere, Vidas secas e São Bernardo
 
 
O Instituto Moreira Salles organiza uma programação especial para a Flip na Casa do IMS (rua do Comércio, 13 - Centro Histórico, Paraty). Entre as atividades programadas está o lançamento, no dia 4 de julho (quinta-feira), às 20h30, de três novos títulos da coleção de DVDs do IMS: Vidas secas (1963) e Memórias do cárcere (1984), ambos dirigidos por Nelson Pereira dos Santos, eSão Bernardo(1972), de Leon Hirszman. Os filmes são baseados nos livros de Graciliano Ramos, autor homenageado da Flip 2013.
 
Com curadoria de Paulo Roberto Pires, será exibida a exposição Zingg! O olhar musical de David Drew Zingg, com retratos feitos pelo fotógrafo americano de cantores e compositores da música brasileira. As noites da Casa do IMS serão embaladas por show de Paulão 7 Cordas, Alessandro Cardozo e Rodrigo de Jesus, que farão uma homenagem à Portela.
 
O IMS organiza ainda uma série de conversas com autores convidados da Flip, promove o lançamento da revista de serrote #14 e a distribuição de sua edição especial, a serrote #14½.

Veja a programação completa abaixo:
 
BATUTA NA FLIP: a Rádio Batuta, web rádio do Instituto Moreira Salles, organiza encontros abertos ao público com autores participantes da Flip. Todas as conversas são gravadas e disponibilizadas no mesmo dia no site www.radiobatuta.com.br.
 

Quinta, 4 de julho
17h Bráulio Tavares (tema da conversa: José Agrippino de Paula)
18h Milton Hatoum (tema da conversa: A linha de sombra, de Joseph Conrad)

 
Sexta, 5 de julho
16h Paulo Scott (tema: A náusea, de Jean-Paul Sartre)
17h Lila Azam Zanganeh (tema: Ada ou Ardor, de Vladimir Nabokov)
18h Adriana Calcanhotto (tema: Mario Quintana)
 

Sábado, 6 de julho
16h Daniel Galera (tema: A Travessia, de Cormac McCarthy)
17h Zuca Sardan e Chico Alvim (tema: personagens de Zuca Sardan como Conde Lotrak, o Cuco sem Penas, o Jornaleiro Perneta, o Fauno Furnel, entre outros)
18h Nelson Pereira dos Santos (tema: a cachorra Baleia, do livro Vidas secas, de Graciliano Ramos)

 
No site da Batuta também será publicado o áudio da Oficina Literária Flip serrote, que acontece em Paraty entre os dias 4 e 6 de julho (fechada para alunos já inscritos previamente). A oficina, cujo tema é ensaio, terá aulas com o editor da revista serrote, Paulo Roberto Pires, e participação dos ensaístas Francisco Bosco e Geoff Dyer.

 
EXPOSIÇÃOZingg! O olhar musical de David Drew Zingg: com curadoria de Paulo Roberto Pires, a mostra é um recorte do acervo com mais de 150 mil imagens recém chegado ao Instituto Moreira Salles. David Drew Zingg (1923-2000) já era um fotógrafo conceituado nos EUA - trabalhou para as revistas LookEsquire e Vogue - quando conheceu o Brasil. Em 1959, desembarcou no Rio de Janeiro a trabalho e pouco tempo depois mudou definitivamente para o país. Por aqui, registrou momentos fundamentais da bossa nova, como a estreia do show “O encontro”, que reuniu em 1962, no Rio, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, João Gilberto e Os Cariocas. Na exposição organizada pelo IMS serão exibidos 22 retratos de cantores e compositores brasileiros, entre eles Pixinguinha, Ataulfo Alves, Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes, Cartola e Jamelão. “São fotos que ocupam lugar de destaque no acervo, sobretudo pelo que trazem de novidade à iconografia consagrada da música brasileira”, explicar Paulo Roberto Pires. 
De quinta a sábado, das 10h às 22h
Domingo, das 10h às 16h


 
GRACILIANO RAMOS: lançamento de três novos títulos de coleção de DVDs do IMS: Vidas secas (1963) e Memórias do cárcere (1984), de Nelson Pereira dos Santos, eSão Bernardo(1972), de Leon Hirszman. Os filmes poderão ser adquiridos separadamente ou em conjunto, em um box.
 

Quinta, às 20h30
 
MÚSICA - PORTELA E SEU PASSADO DE GLÓRIA: os músicos Paulão 7 cordas (violão e voz), Alessandro Cardoso (cavaquinho) e Rodrigo de Jesus (percussão) tocam sucessos da escola de samba carioca como “Desengano” (Aniceto da Portela), “O lenço” (Monarco e Chico Santana), e “Quantas lágrimas” (Manacéa).

 
Quinta a sábado, às 20h30
 
SERROTE:lançamento do número 14 da revista quadrimestral do Instituto Moreira Salles e de sua edição especial para a Flip, a serrote#14/½, que tem distribuição gratuita.
 

 
Casa do IMS na Flip 2013
Rua do Comércio, 13 - Centro Histórico, Paraty
De quinta a sábado, das 10h às 22h
Domingo, das 10h às 16h
 

     
 
Informações para a imprensa:
Nathalia Pazini e Paula Simões
nathalia.pazini@ims.com.br; comunicacao@ims.com.br
11 3371-4490/4424/4455
 
Ver todas as notícias da FLIP
<< Voltar

Termos mais procurados

Copyright © 1996-2011 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI