Paraty - Versão em português Paraty - English version
Baixe o Aplicativo de Paraty

PARATY TURISMO E ECOLOGIA

FLIP 2014 - Festa Literária Internacional de Paraty
19h30 - Mesa 4: Olhando de novo para Guernica, de Picasso
(04/07/2013)

19h30 - Mesa 4: Olhando de novo para Guernica, de Picasso

T. J. Clark
Autor:   T. J. Clark
Mediação: Paulo Sérgio Duarte

Vídeo de homenagem:  o artista plástico e escritor Nuno Ramos, em seu ateliê, fala de sua família comunista - avós e pais - profundos conhecedores  da história das desigualdades. Uma família de leitores.  A propósito de Vidas Secas, de Graciliano Ramos, considera a criação emblemática de personagens, como o soldado amarelo, uma figura abjeta, a expressiva representação do que se tinha da figura do autoritário. Ele recomenda que os pesquisadores estudem aspectos do anarquismo na obra de Graciliano, pela construção de personagens indispostos à aceitação da disciplina e da obediência. Nuno comenta que os livros de Graciliano foram muito bem adaptados para o cinema. Oportuna escolha de depoimento de um artista plástico, em mesa que discute a obra “Guernica”, de Picasso.

T. J Clark abriu sua conferência por meio da articulação entre estrutura social de uma época e sua condição artística. Assim, enumera as categorias do materialismo histórico de maneira original e, por vezes polêmica, como o fato de considerar que o azul de um rio, representado na pintura francesa do final do século XIX, era indício da poluição industrial, que contaminava as águas utilizadas pela indústria têxtil, nas cercanias.

Fez comparações entre o processo de concepção de Guernica e suas configurações internas e externas, a partir de 9 fotos tiradas por Dora Maar, esposa do artista à época dos anos 1937-1938. Comenta os modos do processo tenso de concepção de cada um dos elementos constitutivos desse ícone picassiano, contra a violência e destruição da guerra.

Considerou aspectos de simetria e equilíbrio entre obras dos clássicos e dos contemporâneos, em comparações pertinentes às criações de Picasso, para reconhecer a genialidade do artista espanhol.   




TEXTO: Profa. Gloria Cordovani

Galeria de Fotos

Clique nas imagens para ampliá-las
Para solicitar imagens em alta resolução envie um email para webmaster@paraty.com.br

  • Mesa 4
    Mesa 4 Foto: Ricardo Gaspar
  • Mesa 4
    Mesa 4 Foto: Ricardo Gaspar
  • Mesa 4
    Mesa 4 Foto: Ricardo Gaspar
  • Mesa 4
    Mesa 4 Foto: Ricardo Gaspar
  • Mesa 4
    Mesa 4 Foto: Ricardo Gaspar
  • Mesa 4
    Mesa 4 Foto: Ricardo Gaspar
Ver todas as notícias da FLIP
<< Voltar

Termos mais procurados

Copyright © 1996-2011 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI