Paraty - Versão em português Paraty - English version
Baixe o Aplicativo de Paraty

PARATY TURISMO E ECOLOGIA

FLIP 2014 - Festa Literária Internacional de Paraty
12h - Mesa 6: O prazer do texto
(05/07/2013)

12h - Mesa 6: O prazer do texto

Lila Azam Zanganeh, Francisco Bosco
Autores:   Lila Azam Zanganeh, Francisco Bosco
Mediação: Cassiano Elek Machado

Vídeo de homenagem: Crianças em idade pré-escolar  (não leram Vidas Secas, de G. Ramos) observam a  ilustração da capa do livro e soltam a imaginação, apresentando pressuposições a propósito da história contida no livro.
Se houvesse alguma premiação entre  os vídeos de abertura desta FLIP, certamente este pequeno curta ganharia todos os prêmios, acima de tudo pela graça  expressiva dos rostinhos inventando narrativas da vida do cachorro, da distância do "Egito" e da aspereza do deserto.

Francisco Bosco, professor, 36 anos, autor de Banalogias, explica o título da mesa, decalcado do título do livro de Roland Barthes, semiólogo francês que, a partir de estudos lacanianos, apresenta uma teoria de distinção entre textos de prazer e textos de gozo. A cultura é o conjunto e representação na qual a gente vive. A cultura está na coluna do prazer, e a destruição está na coluna do gozo, na medida em que rompe paradigmas, instala confrontos contra a acomodação. Nesse sentido, os romances do século XIX, de Balzac, por exemplo, estão do lado da cultura e Ulisses de Joyce, do lado do gozo, justificado porque cria desconstrução e reinvenção da linguagem.

Lila Azam Zanganeh, 36 anos, professora, nasceu em Paris e é filha de iranianos. Saiu do Irã com o pai quando era bebê, pouco antes da revolução islâmica. Sua mãe conseguiu sair no último avião. Poucas vezes voltou ao Irã. Aos 23 anos lecionou Literatura e Cinema em Harvard.

Criou uma entrevista ficcional com a personagem de Nabokov, autor de Lolita. A partir dessa experiência, escreveu o livro O Encantador, lançado na FLIP.

A simpatia jovial de Francisco Bosco, entendido em literatura e música popular formou excelente parceria com a musa da FLIP 2013, cuja graça, extrema beleza e simplicidade para expor suas idéias e escolhas artísticas, seduziu uma multidão de admiradores arrebatados pelo exotismo da Sherazade em Paraty.




TEXTO: Profa. Gloria Cordovani

Galeria de Fotos

Clique nas imagens para ampliá-las
Para solicitar imagens em alta resolução envie um email para webmaster@paraty.com.br

  • Mesa 6
    Mesa 6 Foto: Ricardo Gaspar
  • Mesa 6
    Mesa 6 Foto: Ricardo Gaspar
  • Mesa 6
    Mesa 6 Foto: Ricardo Gaspar
  • Mesa 6
    Mesa 6 Foto: Ricardo Gaspar
  • Mesa 6
    Mesa 6 Foto: Ricardo Gaspar
  • Mesa 6
    Mesa 6 Foto: Ricardo Gaspar
Ver todas as notícias da FLIP
<< Voltar

Termos mais procurados

Copyright © 1996-2011 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI