
21h30 - Mesa 10: Uma vida no cinema
Nelson Pereira dos Santos, Miúcha
Autores:
Nelson Pereira dos Santos, Miúcha
Vídeo de homenagem: Luiz Ruffato lê o auto-retrato de Graciliano Ramos, composto de diversas ironias feito para uma revista cultural.
Nelson Pereira dos Santos convidou Miúcha para acompanhá-lo à mesa cujo tema conta as adaptações do texto literário para a linguagem cinematográfica.
O mediador foi lembrando episódios vividos pelo cineasta, diante das dificuldades para realizar suas produções artísticas. Miúcha trabalhou como roteirista para o filme musical Tom Jobim, e para o documentário Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda.
Foram citados os filmes Mandacaru Vermelho, Rio 40 Graus, Como era gostoso meu francês, Tenda dos Milagres, Vidas Secas, Memórias do Cárcere e outros.
Houve projeções significativas, como a morte de Baleia, cachorro da família central do livro e filme homônimo. Tem esse nome, justamente porque tem autonomia em sua luta pela sobrevivência, enquanto os filhos do protagonista são chamados de "o menino mais velho e o menino mais novo".
Houve comentários a respeito das reações inesperadas do público francês, durante o Festival de Cannes, em que o filme foi concorrente.
Outra projeção extraída do filme Tom Jobim, mostra um momento antológico da gravação de Elis Regina e Tom Jobim cantando Águas de Março.
Mediação: Claudiney Ferreira
Nelson Pereira dos Santos convidou Miúcha para acompanhá-lo à mesa cujo tema conta as adaptações do texto literário para a linguagem cinematográfica.
O mediador foi lembrando episódios vividos pelo cineasta, diante das dificuldades para realizar suas produções artísticas. Miúcha trabalhou como roteirista para o filme musical Tom Jobim, e para o documentário Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda.
Foram citados os filmes Mandacaru Vermelho, Rio 40 Graus, Como era gostoso meu francês, Tenda dos Milagres, Vidas Secas, Memórias do Cárcere e outros.
Houve projeções significativas, como a morte de Baleia, cachorro da família central do livro e filme homônimo. Tem esse nome, justamente porque tem autonomia em sua luta pela sobrevivência, enquanto os filhos do protagonista são chamados de "o menino mais velho e o menino mais novo".
Houve comentários a respeito das reações inesperadas do público francês, durante o Festival de Cannes, em que o filme foi concorrente.
Outra projeção extraída do filme Tom Jobim, mostra um momento antológico da gravação de Elis Regina e Tom Jobim cantando Águas de Março.
TEXTO: Profa. Gloria Cordovani
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