
15h - Mesa 13: O espelho da história
Aleksandar Hemon, Laurent Binet
Autores:
Aleksandar Hemon, Laurent Binet
Mediação: Ángel Gurría-Quintana
Os 2 autores debateram sobre: como contar uma história verdadeira?
O francês Laurent Binet resolveu contar em seu livro não só os fatos que ele pesquisou, mas também as suas dúvidas e, em alguns casos, a falta de
conhecimento sobre um assunto. Ele decidiu compartilhar com o leitor o seu processo de pesquisa, inclusive os erros. É como um filme e seu making off.
O bósnio Hemon diz: Como posso saber o que as pessoas sentiam há 100 anos atrás? As informações estão disponíveis, mas o conhecimento é diferente.
Aspectos da história ocultos realmente são ficcionalizados pelos autores, a partir da imaginação, porque foram acontecimentos que se mantiveram em silêncio.
A memória é pessoal, mas a história é também a experiência dos outros mais os fatos. Contar sua história pessoal é uma forma de reagir para quem não tem acesso ao poder.
Laurent diz que não tem nada contra a ficção, mas acha que deve ficar tudo muito claro para o leitor. O romance tem que acrescentar algo à realidade.
Hemon diz que o que o atrai em um romance é a instabilidade. Ambos concordam que um romance deve trazer questionamentos ao invés de respostas.
TEXTO: Elizabeth Gaspar
Galeria de Fotos
Clique nas imagens para ampliá-las
Para solicitar imagens em alta resolução envie um email para webmaster@paraty.com.br