Paraty - Versão em português Paraty - English version
Baixe o Aplicativo de Paraty

PARATY TURISMO E ECOLOGIA

FLIP 2014 - Festa Literária Internacional de Paraty (08/07/2013)

Coletiva de encerramento

Miguel Conde, Mauro Munhoz, Liz Calder, Izabel Costa Cermelli
Mauro convida os jornalistas a um bate-papo informal e não tanto um formato de coletiva de imprensa. Ele  começa comentando que a busca da FLIP por uma integração entre as várias artes está se aprimorando neste ano, com a inclusão de uma mesa falando especificamente de arquitetura. A FLIP, em 2012 ganhou um prêmio da APCA justamente por esse motivo. Além da mesa, o arquiteto Souza de Moura fez uma oficina, com estudantes universitários, onde fizeram uma leitura de Paraty. A equipe da Casa Azul, responsável pela FLIP, busca crescer em suas relações com a cidade, com ações o ano todo e sempre melhorar a relação 365 x 5 dias de Flip. 

Na FlipZona foram feitos vários cursos e oficinas ao longo do ano. Entre elas, uma oficina de cenotecnia, cujos participantes puderam exercer seus conhecimentos na montagem das tendas.    

Mauro ainda destacou a discussão durante a Mesa Zé Kleber sobre o Defeso Cultural, conceito criado pelo Luis Perequê, como um exemplo de que a FLIP está articulada com uma discussão local, catalizando essas ações, mas respeitando a independência dos movimentos. 

Miguel Conde apresentou sua avaliação sobre a composição das mesas. Falou sobre a ausência de Tamin Al Barghouti e das dificuldades enfrentadas devido aos vários cancelamentos de última hora.

Ele destacou a variedade de formatos das mesas e a grande participação do público. À respeito das mesas extras, ele pontuou a importância da participação de um novo perfil de intelectual, que se mistura com o papel de ativista e produtor cultural. 

Liz Calder contou à respeito do evento FlipSide, que acontecerá na Inglaterra, como uma mini Flip, entre os dias  4 a 6 de outubro e contará com a presença de 12 artistas e escritores brasileiros. 

Depois de responder a algumas perguntas, eles encerraram a conversa dizendo que no próximo ano a FLIP acontecerá em agosto, por causa da copa, mas ainda não estão definidas as datas. O autor homenageado ainda não foi escolhido. Mas, já 3 nomes fortes: Mario de Andrade, Rubem Braga e Lima Barreto. 



TEXTO: Elizabeth Gaspar
Ver todas as notícias da FLIP
<< Voltar

Termos mais procurados

Copyright © 1996-2011 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI