Paraty - Versão em português Paraty - English version
Baixe o Aplicativo de Paraty

PARATY TURISMO E ECOLOGIA

FLIP 2013 - Festa Literária Internacional de Paraty Clique aqui e baixe a programação completa da Flip 2013

OFF FLIP 2013

2 DE JULHO - TERÇA

ABERTURA DO CIRCUITO DE PRATOS LITERÁRIOS DA GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL

CÂMARA DE VEREADORES
Rua Dr. Samuel Costa, 29 - Centro Histórico

17h -  A importância da Certificação Sustentável na Gastronomia do Município é o tema deste evento que visa lançar o Circuito de Pratos Literários de 2013.  Convidados a falar: Gilberto Mascarenhas (Ministério da Agricultura), Vitor Silva (Coordenador da Agenda 21 de Paraty), Exmo. Vereador e Presidente da Câmara, Sr. Luciano Vidal,  Gislana Peçanha (Gastronomia Sustentável de Paraty) e Exmo. Prefeito Municipal, sr. José Carlos Gama Miranda (Casé).

3 DE JULHO - QUARTA

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)
Rua Manoel Torres, 23 - Parque Imperial

15 às 16 h - Claudia Oliveira, natural de Ubatuba, uma Caiçara que conta Histórias com Pitadas de Estórias sobre a cultura a beira mar.

CASA “TRATA-SE DE FICÇÃO”
Rua do Fogo, 4 - Centro Histórico - (ao lado da Igreja de Santa Rita)

19h - Graci, Graciliano (teatro). Inspirada em Infância, a peça aborda a relação de Graciliano com o pai e a influência que isto teve na produção da obra do escritor alagoano. Um encontro imaginário entre o escritor adulto e a criança que ele foi. Texto e direção: Solange Jouvin. Elenco: Alfredo Ebasco (Rio de Janeiro) e Angelo Jeronimo (Paraty). Produção: Maria Lourdes dos Reis. (mesa após o espetáculo)


4 DE JULHO - QUINTA


CASA “TRATA-SE DE FICÇÃO”
Rua do Fogo, 4 - Centro Histórico (ao lado da Igreja de Santa Rita)

10h - Bate-papo sobre a África nos livros. Lançamento da obra Da África e sobre a África (Editora Cortez) e debate com os autores: Emília Machado, Mariucha Rocha, Ninfa Parreiras e Vânia Salek.

11h - Debate com o escritor angolano Carlos Duarte e apresentação da Editora Chá de Caxinde, de Angola. Mediação de Ricardo Guerrero.



ESCRITA (GENUINA) DE PROJETOS LITERÁRIOS PARA LEIS DE INCENTIVO & EDITAIS

CASA DO CLUBE DE AUTORES

Rua Santa Rita - Centro Histórico

10h30 - Como inscrever um projeto literário para leis de incentivo ou editais? Quais são os caminhos e dicas que todo autor deveria saber antes de concorrer? Dar forma a projetos é apenas preencher formulários? Como realçar em meus projetos o que há de mais genuíno, ressaltando os diferenciais competitivos que o levarão a se destacar na multidão? Essas são apenas algumas das diversas dúvidas que você sempre quis perguntar sobre projetos voltados para leis de incentivo e que finalmente serão abordadas pelas palestrantes durante a apresentação do seu método de Escrita Genuína de Projetos. Barbara Maués - Formada em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda em Marketing, com vários cursos na área de Desenvolvimento de Projetos e Produção Cultural, atua na área cultural desde 2008, na área de desenvolvimento e elaboração de projetos. Janaina Behling - Mestre em Linguística Aplicada pela Unicamp e licenciada em Letras pela Unesp/Assis. Entre seus vários anos de atuação profissional transdisciplinar é especialista em teorias e práticas de Letramento, escritora e ensaísta, com publicações em revistas especializadas. Fernanda Resende - Formada em Propaganda e Marketing e pós-graduada em Comunicação e Artes com ênfase em Design Gráfico, atua há mais de 10 anos com design gráfico, webdesign e facilitação de processos de comunicação genuína.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
PINGO DE GENTE II - CEMBRA
Rua Marechal Deodoro, s/n - Bairro Fátima
14h30 às 15h30 - A contadora Beatriz Myrrha dedica-se à divulgação e preservação da memória de vários povos, através da narração de suas histórias e de suas canções, bem como a divulgação de seus autores, incentivando a leitura, nas suas diversas possibilidades.

CAFÉ LITERÁRIO DO CIRCUITO OFF

CASA DO CLUBE DE AUTORES
Rua Santa Rita - Centro Histórico

 14h30 - O escritor Cássio Cavalcante fala de seu livro Bate-papo literal, que reúne entrevistas com personalidades do cenário literário pernambucano (mediação de Ovídio Poli Junior)

15h - Bate-papo com Godofredo de Oliveira Neto (autor de A ficcionista), Miriam Mambrini (autora de Ninguém é feliz no paraíso) e Rafael Sperling (autor de Festa na usina nuclear). Mediação de Valéria Martins.

16h - Um certo capitão Carlito - a trajetória de um ex-capitão que aos 61 anos tornou-se escritor, criou uma festa literária na terra de Graciliano e está lançando seu mais recente livro de crônicas:  Almoçando com Nery na casa do Moreira e mas 41 histórias do velho capita.  (mediação de Ovídio Poli Junior)

16h30 - Sessão de autógrafos

17h - As festas literárias brasileiras e a Caravana de Escritores - Debate com Carla Nobre (FLAP - Feira do Livro do Amapá/AP), Carlito Lima (FLIMAR - Festa Literária Internacional de Marechal Deodoro/AL), Ninfa Parreiras (FLIST - Festa Literária de Santa Teresa), Ovídio Poli Junior (OFF FLIP) e Suzana Vargas (coordenadora do projeto Caravana de Escritores da Biblioteca Nacional)

18h - Literatura e outros signos - com Lilian Fontes (autora de Fernando Pessoa: a essência de um geminiano) e Paula Cajaty (poeta e editora da Jaguatirica Digital). (Mediação de Flávio de Araújo)

18h30 - Luciano Trigo lê poemas de seu livro Motivo (7 Letras) e conversa com o público (mediação de Leandro Leite Leocadio)


KBR NO CIRCUITO OFF

RESTAURANTE MARGARIDA CAFÉ
Praça do Chafariz, s/n - Centro Histórico

 17 às 19h - Lançamento de 17 títulos, em formato ebook e impresso sob demanda. Na mesma tarde a KBR lança sua plataforma de autopublicação guiada, a KB+ express, especializada em conversões digitais e publicação impressa sob demanda. Autores: Alan Sklar (Tzadik), Angela Dutra de Menezes (Todos os dias da semana / All days of the week), Antonio Ernesto Martins (Sacudindo o pó da estrada), Carmem Dametto (Filicídio; Psicoterapia do paciente psicótico), Jacques Fux (Literatura e Matemática; Antiterapias), Noga Sklar (Autorradiografia; Kortaki: o método de conversão da KB+), Norberto Freund (Um tango para sobreviver), Paulo Girão (Glória ao Rei dos Confins do Além), Priscila Ferraz (Nuvem de Pó), Rosimêre Fonseca de Moura (Além das cortinas), Vera Carvalho Assumpção (Serpente tatuada; Mandalas translúcidos; Peças fragilizadas).

Em coedição com o Selo Off Flip, a KBR lançará também a Coletânea do Prêmio OFF FLIP de Literatura [2012-2103] nos formatos Epub (ebook) e POD (impressão por demanda). Durante o evento será exibido o curta-metragem “Brilho”, dirigido pelo autor Antonio Ernesto Martins.


CASA “TRATA-SE DE FICÇÃO”
Rua do Fogo, 4 - Centro Histórico (ao lado da Igreja de Santa Rita)

 19h - Graci, Graciliano (teatro). Inspirada em Infância, a peça aborda a relação de Graciliano com o pai e a influência que isto teve na produção da obra do escritor alagoano. Um encontro imaginário entre o escritor adulto e a criança que ele foi. Texto e direção: Solange Jouvin. Elenco: Alfredo Ebasco (Rio de Janeiro) e Angelo Jeronimo Sena (Paraty). Produção: Maria Lourdes dos Reis. (mesa após o espetáculo).

20h - Aboios e parábolas da Pedra Só - recital com o poeta José Inácio Vieira de Melo e lançamento do livro Pedra Só.

20h30 - Bate-papo com Isvânia Marques (autora de Para ti, Graciliano) e Maria de Lourdes Nascimento (autora de Poesia e prosa em Paraty).

21h15 às 22h - Recital poético A poesia nas águas dos rios do grupo Abeporá das Palavras - com Carla Nobre, Manoel do Vale, Pedro Stolks, Hayam Chandra, Rai Amorim, Elisete Jardim, Bruno Mota, Tássia Betânia, Pedro Henrique, Estrela Veg e Daniel Ramos.

22h - Sessão de autógrafos com a presença dos escritores Carla Nobre, Isvânia Marques, José Inácio Vieira de Melo e Maria de Lourdes.


CONVERSA DE BOTEQUIM

CAMOKA BOTEQUIM
Praça da Bandeira, próximo ao cais, Centro Histórico

 19h - Literatura de bar em bar com o coletivo Bar do Escritor, confraria de entusiastas da literatura composta por ativistas espalhados pelas cinco regiões do país, que age coletivamente em busca da promoção da literatura e da difusão do pensamento crítico e libertário - mesa com autores (mediação de Luiz Augusto)

 20h - Paraty em versos - bate-papo com os poetas Domingos de Oliveira, Adeliano Silva e Marina Gouveia sobre a poesia de agora e de todos os tempos (mediação de Flávio de Araújo)

 20h30 - Recital “As canções do nosso amor” - com Emmily Beatriz e Tiago Soeiro.

21h - Sarau da OFF com autores convidados: Marcos Paulino, Mariza Baur, Lilian Gattaz, Adeliano, Marina Gouveia, Flávio de Araújo, Sérgio Bernardo, Ana Nita Rebouças, Domingos Oliveira, Jorge Adolpho e Cristine de Souza Lima.

22h - EM CASO DE INCÊNDIO QUEIME LENTAMENTE - Esta performance traz alguns dos poemas mais recentes de Leo Gonçalves, especialmente os do livro Use o assento para flutuar, lançado em 2012. Com ironia e bom humor, o poeta aproveita as mensagens do mundo contemporâneo para fazer o que ele chama (citando o sociólogo Zygmunt Bauman) de uma “crítica da razão líquida”.


REATIVAÇÃO DO TRATADO DE IRMANAÇÃO ENTRE ILHAVO (PORTUGAL) E PARATY

LANÇAMENTO NO BRASIL DO LIVRO “ILHAVO, TERRA MARUJA”

CÂMARA DE VEREADORES
Rua Dr. Samuel Costa, 29 - Centro Histórico

20h - Solenidade de reativação do Tratado de Irmanação entre Ilhavo e Paraty. Os municípios de Ilhavo e Paraty celebraram em 6 de setembro de 2000 um termo de irmanação entre as duas cidades para reforçar a cooperação, amizade e solidariedade entre Portugal e Brasil. O artista Tom Maia e a escritora Thereza Maia, cidadãos honorários de Paraty e Diretores do Museu Frei Galvão em Guaratinguetá -SP, assinam a terceira edição do livro que retrata aspectos da tradicional cidade portuária portuguesa famosa pela pesca do bacalhau.


5 DE JULHO - SEXTA


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
PINGO DE GENTE DA MANGUEIRA
Rua Dona Maria s/n - Parque da Mangueira
10h às 11h - A contadora Beatriz Myrrha dedica-se à divulgação e preservação da memória de vários povos, através da narração de suas histórias e de suas canções, bem como a divulgação de seus autores, incentivando a leitura, nas suas diversas possibilidades.


MEMÓRIAS DA DITADURA

SILO CULTURAL
Rua Dona Geralda - em frente à Casa da Cultura - Centro Histórico

10h - Cristina Chacel, autora de “Seu amigo esteve aqui” e Bernardo Kucinski, autor de “K” e apresentação de Gilberto Galvão.


CASA DO CLUBE DE AUTORES
Rua Santa Rita - Centro Histórico

10:30h - Bate papo sobre o Livro “Resistir em Tempos Difíceis - Um Olhar sobre o Contemporâneo”  - O escritor Antônio Campos conversa com o público presente sobre seu novo livro: Resistir em Tempos Difíceis lançamento da Editora Carpe Diem. Antonio Campos - Antônio Campos é escritor, advogado e Curador da Festa Literária Internacional de Pernambuco - FLIPORTO.


CASA “TRATA-SE DE FICÇÃO”
Rua do Fogo, 4 - Centro Histórico (ao lado da Igreja de Santa Rita)

11h - Conversa sobre as literaturas de língua portuguesa. Lançamento da obra Navegar pelas letras (Editora Civilização Brasileira) com as autoras Edna Bueno, Lucila Soares e Ninfa Parreiras.


CAFÉ LITERÁRIO DO CIRCUITO OFF

CASA DO CLUBE DE AUTORES
Rua Santa Rita - Centro Histórico

14h - O escritor Marcelo Antinori fala de seu livro O labirinto de Mariana, romance ambientado em Paraty que vem tendo grande destaque em formato digital (mediação de Ovídio Poli Junior)

14h30 - A poesia de Eliakin Rufino e seu discurso ambiental - com Carla Nobre, autora convidada do Projeto Caravana de Escritores  (mediação de Leandro Leite Leocadio)

 15h20 - O processo da criação literária: “Salomão, o elefante”  (Selo Off Flip) - leitura de trechos pela autora e debate com o público sobre a arte de escrever para crianças. Com Marília Arnaud, escritora convidada do Projeto Caravana de Escritores da Biblioteca Nacional (mediação de Ovídio Poli Junior)

16h10 - Sangue latino na veia do haikai - O abrasileiramento dessa forma de poesia japonesa - com Sérgio Bernardo, autor convidado do Projeto Caravana de Escritores da Biblioteca Nacional (mediação de Leandro Leite Leocadio)

17h - Sessão de autógrafos

 17h30 - Aboios e parábolas da Pedra Só - recital com o poeta José Inácio Vieira de Melo.

18h - Literatura brasileira e(m) crise - com Luis Maffei (poeta e professor de Literatura Portuguesa da UFF), Celia Pedrosa (professora de Teoria Literária da UFF), Haroldo Ceravolo (Doutor em Literatura Brasileira pela USP, jornalista, editor da Alameda Casa Editorial e presidente da Libre). Mediação de Raquel Menezes (editora da Oficina Raquel)


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
CRAS  - Centro de Referência de Assistência Social
Rua José do Patrocínio, s/n - Ilha das Cobras
15h às 16h - A contadora Beatriz Myrrha dedica-se à divulgação e preservação da memória de vários povos, através da narração de suas histórias e de suas canções, bem como a divulgação de seus autores, incentivando a leitura, nas suas diversas possibilidades.


CONVERSA DE BOTEQUIM

CAMOKA BOTEQUIM
Praça da Bandeira, próximo ao cais, Centro Histórico

15h - Bate-papo com a poeta Liane dos Santos e suas Pequenas Delicadezas (mediação de Flávio de Araújo)

15h30 - bate-papo com Cristiano Diniz, autor de Fico besta quando me entendem, livro de entrevistas com Hilda Hilst (mediação de Alexandre Camargo Malachias)

16h - Literatura e futebol - com Luis Maffei (autor de Contos da Colina - 11 ídolos do Vasco e sua imensa torcida bem feliz), Marcelo Paes (autor de Olaria - a conquista da Taça de Bronze), Fernando Miranda (autor de pequena morte - futebol-arte e Cronicaturas do futebol - no prelo). Mediação de André Valuche (Libre).

16h45 - Bate-papo com o escritor Ventura.

17h - Recital “Eu tô na pista” do Grupo Abeporá das Palavras - com Emmily Beatriz, Carla Nobre, Manoel do Vale, Pedro Stolks, Hayam Chandra, Elisete Jardim, Bruno Mota, Estrela Veg e Daniel Ramos.


CASA “TRATA-SE DE FICÇÃO”
Rua do Fogo, 4 - Centro Histórico (ao lado da Igreja de Santa Rita)

19h - Vivo demais para ser feliz impunemente (teatro) - com Gilberto Behar, Thales Paradela e voz em off de Eduardo Tornaghi. Texto: Thales Paradela. Direção: Rafael Sieg.

21h - Recital poético A poesia nas águas dos rios do grupo Abeporá das Palavras - com Tiago Soeiro, Carla Nobre, Manoel do Vale, Pedro Stolks, Hayam Chandra, Rai Amorim, Elisete Jardim, Bruno Mota, Tássia Betânia, Pedro Henrique, Estrela Veg e Daniel Ramos.

21h30 - Bate-papo com Edna Bueno, Martha Estima e Morgana Masetti, autoras integrantes do grupo de sete contistas presentes na coletânea Rio 7×7, que reúne narrativas ambientadas no Rio de janeiro. Mediação de Ovídio Poli Junior (Selo Off Flip) e Suzana Vargas (Estação das Letras).

22h - Sessão de autógrafos com a presença dos escritores Carla Nobre, Leandro Leite Leocadio, Marilia Arnaud, Ovídio Poli Junior, Sérgio Bernardo e autores da coletânea de contos Rio 7×7 (Selo Off Flip).


6 DE JULHO - SÁBADO


CAFÉ LITERÁRIO DO CIRCUITO OFF

SESC PARATY
Largo da Santa Rita - Centro Histórico

 10h - Escrevendo e ilustrando para crianças - mesa de debate com o escritor Paulo Valente (filho de Clarice Lispector e autor das obras O leão de tanto urrar desanimou e Pedro e a onça), Letícia Pires (autora de Clarice vê estrelas) e o ilustrador Kammal João. Mediação de Ana Martins Bergin.

 11h - Caravana de Escritores - Debate com Carla Nobre (AP), Marilia Arnaud (PB) e Sérgio Bernardo (RJ), autores convidados do projeto Caravana de Escritores da Biblioteca Nacional (mediação de Ovídio Poli Junior, escritor e coordenador do núcleo de Literatura da OFF FLIP)

12h - Os livros na era digital - Bate-papo sobre e-books, impressão por demanda, distribuição digital, direitos autorais e autopublicação com Camila Cabete (Kobo Brasil), Noga Sklar (KBR), Ovídio Poli Junior (Selo Off Flip), Paula Cajaty (Jaguatirica Digital),  Ricardo Garrido (iba) e Tatiana Jacobina (Singular). Mediação de Leandro Leite Leocadio.

Durante o Café Literário haverá apresentações breves do grupo de poesia Abeporá das Palavras (Amapá)


O FAZER POÉTICO NO COTIDIANO

CASA DO CLUBE DE AUTORES
Rua Santa Rita - Centro Histórico

10:30 - Carla Vergara e Morgana Masetti compartilham profissões e vocações — são psicólogas e escritoras, mas principalmente polinizadoras poéticas. Levam arte, literatura e poesia para os mais diversos trabalhos dos quais participam, usando a provocação poética em espaços inusitados, de hospitais e espetáculos teatrais a treinamentos corporativos e cerimônias de casamento. E agora, a partir do convite para participarem desse Clube de Autores na Flip, elas decidiram estender esse desafio para um espaço ainda mais vital — o cotidiano — onde se propuseram a questionar o lugar erudito da autoria e do fazer poético, se descobrindo autoras não só de obras, mas das suas próprias vidas. Uma palestra que deseja inspirar a descobrir e criar, você mesmo, novos usos e sentidos do escrever e do fazer poético no seu dia-a-dia. Carla Vergara - Profissional multidisciplinar, atua nas áreas da psicologia organizacional, educação e artes. Psicóloga formada pela UFRJ, pós-graduada na Metodologia Angel Vianna com duas certificações internacionais em Coaching. Liderou diversos projetos educacionais, entre eles um no Complexo do Alemão, como parte do programa de governo PAC. Atua como consultora de desenvolvimento humano e organizacional na LHH-DBM. Concebeu e realiza dois espetáculos que reúnem as linguagens da música, dança, poesia e narração de histórias: o Música para Manoel e o Sarauzinho, já apresentado em diversas bibliotecas públicas, no Instituto Moreira Salles e no Clark Art Center. Integra o Brecha Coletivo, atuando na frente de discussões filosóficas e elaboração de projetos interdisciplinares.  Morgana Masetti - Formada em psicologia com especialização em psicologia hospitalar. Trabalhou junto a empresas e hospitais prestando consultoria para processos de desenvolvimento de saúde. Trabalha na Organização Doutores da Alegria desde 1993 coordenando a área de pesquisa do Núcleo de Pesquisa e Formação dos Doutores da Alegria  e estudando os efeitos da atuação dos palhaços nos  hospitais. Os resultados estão  publicados nos livros Soluções de Palhaços - transformações na realidade hospitalar (1998 - Editora Palas Athena) e em Boas Misturas - a ética da alegria no contexto hospitalar (2003- Editora Palas Atena)

11:30h - Curadoria Surrealista de Fatos Cotidianos - Sonhos, cacos de realidade montados aleatoriamente, associações livres, encontros fortuitos. Uma vida que flui e se realiza através de nós e nos ultrapassa. Como fazer desses fluxos uma inspiração para criar? Qual o lugar do acaso em nossas vidas? Como fazer da ausência de controle uma aliada?  O método de criação surrealista lida com todos esses temas. Nesse encontro vamos conversar sobre ele a partir de imagens e textos literários. Vamos também experimentar um jogo de criação em que objetos, palavras e pessoas presentes na sala são trechos de uma composição inédita e imediata. Luciana Annunziata - Luciana Annunziata é facilitadora de processos de criação em grupo, apaixonada por literatura e amante do acaso.  É autora dos blogs ideiasprainovar.com, sobre inovação e aprendizagem em rede, e pagina53.wordpress.com, onde reúne alguns de seus textos literários. É Sócia diretora da Dobra Inovação e Aprendizagem (dobra.com.br).


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
ASILO SÃO VICENTE DE PAULA
Rua Marechal Santos Dias, números 6 e 8 - Centro Histórico

11h às 12h - A contadora Beatriz Myrrha dedica-se à divulgação e preservação da memória de vários povos, através da narração de suas histórias e de suas canções, bem como a divulgação de seus autores, incentivando a leitura, nas suas diversas possibilidades.
15h30 às 16h30 - Anielli Carraro


CASA “TRATA-SE DE FICÇÃO”
Rua do Fogo, 4 - Centro Histórico (ao lado da Igreja de Santa Rita)

14h - Maria do Carmo Bomfim lança o livro de poesias Portrait, lê trechos da obra e conversa com o público.

15h - Temas amazônicos em diálogos poéticos - com Carla Nobre (organizadora da FLAP - Feira do Livro do Amapá), Manoel do Vale, Pedro Stolks e Hayam Chandra. (mediação de Leandro Leite Leocadio)

15h30 - Festas literárias: bate-papo com Marinez Fernandes (presidente do Instituto Dagaz / Bienal do Livro de Volta Redonda), Regina Vilarinhos (poeta), José Mário dos Santos (organizador da Feira Literária Raul Pompeia) e Ovídio Poli Junior (escritor e coordenador literário da OFF FLIP). Mediação de Flávio de Araújo.

16 às 17h - Literatura como terapia: as histórias como meio de cura. Debate com autoras da Escrita Fina Edições: Hellenice Ferreira (autora do livro Frederico, entre outros), Maria Inez do Espírito Santo (autora de Enquanto papai não volta…, entre outros) e Lou Fernandes (autora de O livro das gentilezas).

19h - Graci, Graciliano (teatro). Inspirada em Infância, a peça aborda a relação de Graciliano com o pai e a influência que isto teve na produção da obra do escritor alagoano. Um encontro imaginário entre o escritor adulto e a criança que ele foi. Texto e direção: Solange Jouvin. Elenco: Alfredo Ebasco (Rio de Janeiro) e Angelo Jeronimo Sena (Paraty). Produção: Maria Lourdes dos Reis. (mesa após o espetáculo)


CIRCUITO OFF NA TENDA DO SESC PARATY
Largo da Santa Rita

 18 às 19h - Debate com os vencedores do Prêmio SESC de Literatura: Marcos Peres Gomes Filho (O Evangelho segundo Hitler - romance) e João Paulo Vereza (Noveletas - contos).

19h às 20h - Sarau com os vencedores do Prêmio OFF FLIP de Literatura 2013 e lançamento da coletânea do Prêmio OFF FLIP 2012 (e-book e impressa) com a presença do Secretário Municipal de Cultura Ronaldo dos Santos, que anunciará a proposta de edital de criação literária para autores residentes em Paraty.


NOITE DE LANÇAMENTOS

CASA DO CLUBE DE AUTORES
Rua Santa Rita - Centro Histórico

19:30 -  lançamento da 3ª edição da Revista ArtFliporto, de Ensaios e Cultura, editada pelo jornalista Schneider Carpeggiani. A publicação é da Editora Carpe Diem e é um projeto permanente da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto). Além disso, será lançada a obra “Resistir em Tempos Difíceis”, do curador da Fliporto, o escritor e advogado Antônio Campos.


9 DE JULHO - TERÇA


CICLO DE CINEMA “PODRES PODERES”

SALA DO IPHAN
Praça da Matriz - Centro Histórico

19h30 - Filme: “Arquitetura da Destruição”, de Peter Cohen, 1989, um documentário sobre a estética do nazismo.


10 DE JULHO - QUARTA


CICLO DE CINEMA “PODRES PODERES”

SALA DO IPHAN
Praça da Matriz - Centro Histórico

19h30 - Filme: “A Onda”, de Dennis Gansel, 2008, sobre a organização política baseada na autoridade.


11 DE JULHO - QUINTA

TEATRO ESPAÇO
Rua Dona Geralda - Centro Histórico

21h -  “Memória da Trindade”, com a Cia.de Teatro Rosa Carmo Queiroz, da Trindade, sobre a história dessa vila.



12 DE JULHO - SEXTA


CONCERTOS DE PARATY

CÂMARA DE VEREADORES

Rua Samuel Costa, 29 - Centro Histórico

18h -  Terno Carioca, tocando Ernesto Nazareth e outros brasileiros, Abertura com o Coral Celavi.

 20h - Em frente à Câmara - batuque na rua com o Grupo Kambuí.


TEATRO ESPAÇO

Rua Dona Geralda - Centro Histórico

21h - “De porto e alma”, com a Cia.DançanteAto, coreografia de Vanda Mota, sobre o cotidiano da população local nas cidades turísticas.


13 DE JULHO - SÁBADO


CONCERTOS DE PARATY

CÂMARA DE VEREADORES
Rua Samuel Costa, 29 - Centro Histórico

18h - Sexteto da Grota, grupo erudito social tocando barrocos. Abertura com a Folia de Reis da Trindade.

20h - Em frente à Câmara, ciranda na rua com o grupo Caiçaras Cirandeiros.


FONTE: http://offflip.paraty.com/offflip2013/
<< Voltar

Termos mais procurados

Copyright © 1996-2011 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI