Paraty - Versão em português Paraty - English version
Baixe o Aplicativo de Paraty

PARATY TURISMO E ECOLOGIA

Folia de Reis 2014

Noite de Reis em 06/01/2014
Folia de Reis 2014
A Folia de Reis é uma tradição portuguesa, trazida para o Brasil pelos colonizadores. É um grupo de músicos e cantores, que, sempre à noite, visitam as casas e em cantos narram o nascimento de Jesus e lhe cantam louvores. A Folia em Paraty é formada por viola, violão, cavaquinho, pandeiro, caixa surda e um triângulo, tem um mestre, contra-mestre e um "tripe" (adolescente ou mulher que canta em falsete). À moda açoriana, os foliões não vestem trajes especiais, mas conduzem sempre um estandarte ou bandeira que os identifica.  Somente se apresentam à noite, para manter a tradição dos Reis Magos do oriente, que viajavam à noite seguindo a "Estrela Guia" até a cidade de Belém, onde Jesus nasceu.  Tradicionalmente, a casa visitada deve estar com suas luzes apagadas, sua portas e janelas fechadas, como se os moradores já estivessem dormindo. Na porta da casa iniciam seus cantos e pedem para que se abra a porta para que possam cantar o nascimento do Menino Deus. Dentro da casa, então, cantam seus versos, dentre os quais destacamos os da chegada e da despedida:  

"Oh de casa, meu senhor
Repare quem vem chegando
É o Rei do Oriente
Que veio nos vistar"
(Benedito Faustino) "E no mais, adeus, adeus,
O sinhô fica com Deus
Até este ano que vem
Nós com Deus vamos também"
(Antônio Marcolino)  

Depois da cantoria os moradores ofereciam aos foliões doces, rabanada, vinho e outras guloseimas e, às vezes, algum dinheiro, após o que os foliões iam visitar outras casas.

Em 2014, o Encontro de Folias de Reis que acontece nesta segunda-feira (6) e  terá a apresentação dos grupos Velha Guarda, Coroas Cirandeiros, Folia de Reis de Trindade e ConCantar de Tarituba. O evento começa às 21h na Praça da Matriz.




<< Voltar

Termos mais procurados

Copyright © 1996-2011 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI