Paraty - Versão em português Paraty - English version
Baixe o Aplicativo de Paraty

PARATY TURISMO E ECOLOGIA

Folia de Reis 2014-2015

De 20/12 a 06/01
Folia de Reis 2014-2015
O Grupo de Reis de Paraty inicia as suas atividades na noite do sábado, dia 20/12, após a missa na Igreja Matriz (20h). Os cantadores vão se posicionar em frente ao presépio instalado na Praça da Matriz.

Nos dias seguintes, a Folia vai percorrer casas de devotos em Paraty, em programação que se estende até o dia 6 de janeiro, quando haverá a apresentação final, também na Praça da Matriz.


CONHEÇA A TRADIÇÃO DA FOLIA DE REIS EM PARATY:

A Folia de Reis é uma tradição portuguesa, trazida para o Brasil pelos colonizadores. É um grupo de músicos e cantores, que, sempre à noite, visitam as casas e em cantos narram o nascimento de Jesus e lhe cantam louvores. A Folia em Paraty é formada por viola, violão, cavaquinho, pandeiro, caixa surda e um triângulo, tem um mestre, contra-mestre e um "tripe" (adolescente ou mulher que canta em falsete). À moda açoriana, os foliões não vestem trajes especiais, mas conduzem sempre um estandarte ou bandeira que os identifica.  Somente se apresentam à noite, para manter a tradição dos Reis Magos do oriente, que viajavam à noite seguindo a "Estrela Guia" até a cidade de Belém, onde Jesus nasceu.  Tradicionalmente, a casa visitada deve estar com suas luzes apagadas, sua portas e janelas fechadas, como se os moradores já estivessem dormindo. Na porta da casa iniciam seus cantos e pedem para que se abra a porta para que possam cantar o nascimento do Menino Deus. Dentro da casa, então, cantam seus versos, dentre os quais destacamos os da chegada e da despedida: 

"Oh de casa, meu senhor
Repare quem vem chegando
É o Rei do Oriente
Que veio nos vistar"
(Benedito Faustino) "E no mais, adeus, adeus,
O sinhô fica com Deus
Até este ano que vem
Nós com Deus vamos também"

(Antônio Marcolino) 

Depois da cantoria os moradores ofereciam aos foliões doces, rabanada, vinho e outras guloseimas e, às vezes, algum dinheiro, após o que os foliões iam visitar outras casas.

As apresentações da folia fazem parte de um trabalho de resgate das tradições religiosas populares da cidade histórica, desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura de Paraty.
<< Voltar

Termos mais procurados

Copyright © 1996-2011 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI