Paraty - Versão em português Paraty - English version
Baixe o Aplicativo de Paraty

PARATY TURISMO E ECOLOGIA

Folia Gastronômica 2016

De 11 a 14 de novembro de 2016
Folia Gastronômica 2016

O Pólo Gastronômico de Paraty tem o prazer de apresentar a VIII Folia Gastronômica.

Um final de semana em Paraty com uma programação primorosa, que reúne chefs e profissionais da gastronomia de todo o Brasil, em um dos cenários mais belos do planeta.

Esse ano a Folia Gastronômica homenageia o palmito. De 7 a 14 de novembro vários restaurantes da cidade estarão oferecendo um prato feito com palmito.

Ao juntar 3 cupons fiscais de consumo dos pratos do evento, você pode trocar por um prato de cerâmica da VIII Folia, feito pela Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança especialmente para essa ocasião. Entre as novidades da Folia esse ano estão os Quitutes de Tabuleiro. O público vai poder degustar de tudo um pouco, são pastéis, empanadas, sanduíches, bolinhos, salgados, doces típicos e muito mais, a R$ 5,00 ou R$ 10,00. Logo ali, no Largo da Santa Rita, cartão postal de Paraty.

Todo esse movimento gastronômico durante o fim de semana será acompanhado de boa música. Uma parceria de ouro com o Sesc Paraty garante shows gratuitos todas as noites. Confira a programação...com cirandas, forró e samba!

O evento Folia Gastronômica é a ponta de um grande iceberg, que atua quietinho em todo município, durante o ano todo, desde 2014, através do Programa Educativo.

Esse programa consiste na requalificação da merenda escolar, com uma proposta de cardápio de cinco semanas com a inclusão de produtos da agricultura familiar, com um custo per capita honesto e bem gerido, com garantia de ganho nutricional. Nosso projeto abrange um total de 5 mil alunos das 31 escolas municipais, de uma ponta a outra do município. Um diferencial do projeto é a participação voluntária de padrinhos, a maioria deles chefs de cozinha que adotam uma escola e a visitam semanalmente para auxiliar as merendeiras a entender e aplicar as mudanças.

A Folia também está na sala de aula com o envolvimento de professores, coordenadores e diretores com ações que desenvolvem nas crianças os valores e princípios sob os diversos aspectos da nossa cultura alimentar, do orgulho dos produtores locais e seus produtos até a introdução de herbários orgânicos com a participação das crianças. Estamos também atuando na separação e reaproveitamento do lixo dentro das cozinhas das nove escolas da costeira. Além disso, todas as unidades participam da produção do Jornal de Comer, um informativo impresso produzido durante o ano todo e distribuído durante a Folia.

Os detalhes desse trabalho você vai conferir na exposição Palmeiras do Lixo da Costeira, uma instalação concebida pela artista plástica Gabriela Gibrail, que servirá de base para fotografias que vão contar a história desse belo trabalho de educação alimentar desenvolvido em nossa cidade.

Aproveite a programação que conta com aulas, palestras, programação infantil, música e claro muita comida!

Bem vindos à Folia Gastronômica em Paraty!


>> VEJA COMO FOI A FOLIA GASTRONÔMICA 2015

<< Voltar

Termos mais procurados

Copyright © 1996-2011 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI