Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

Conheça os Artefatos Indígenas

Caximbo - Petygua

Caximbo - Petygua

MATERIAIS:


1) Madeira de nó de pinho talhada. Tubo de taquara para aspirar a fumaça. Cachimbo de uso comum.

2) Cerâmica com decoração incisa e tubo de taquara. Cachimbo utilizado nas rezas.
Mulheres e homens utilizam o " petyguá" . Na aldeia de Araponga, se reúnem a qualquer hora do dia debaixo da ramada ou dentro da cozinha para fumar tabaco do mesmo cachimbo, entre várias pessoas. Trata-se de uma atividade comunitária igual ao do costume de beber erva mate do chimarão.

O tipo de tabaco que fumam atualmente não é tão importante, comprado muitas vezes nas lojas de abastecimento, como o fato que seja fumado no cachimbo "petyguá" objeto de uso cotidiano, e tamém ritual. O fumo é o estado realmente importante do tabaco. Durante a s rezas, o "petyguá" feito de cerâmica é essencial para curar doenças ao soprar o fumo sobre o paciente. Antes de tocar, cantar e dançar, dentro da casa de reza, os instrumentos recebem também um banho de fumo do pajé. De igual maneira, ele dirige fumo sobre os cultivos para propiciar uma futura boa coleta.

Os meninos da aldeia observam com curiosidade e imitam os gestos dos adultos que fumam do "petyguá" e cospem sempre depois sobre o chão . Desde curta idade são ensinados a fumar, contolados pelos maiores, já que se trata de um costume com um papel importante dentro da cultura, como medicina tradicional, como elemento ritual religioso e como elemento socializante ao ser compartilhado.

"A bruma é companheira da chama, assim como fumo do cachimbo é companheiro do tabaco consumido. A bruma "jakaira" junta dentro de si a substância divina do humano, as belas palavras. A bruma dos pajés e dos profetas (o fumo dos seus cachimbos), lhes permite o acesso á bruma original, lhes permite escutar os deuses falar." (clastres, 1974) 

 

Autora do Catálogo: Liliana González Rojas


Maiores Informações:
Associação Artístico Cultural Nhandeva
E-mail: nhande@terra.com.br

 

<< Voltar


Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio