Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

Conheça os Artefatos Indígenas

Mbaraká Miri Jya Kuá Chocalho globular para uso ritual

Mbaraká Miri Jya Kuá
Chocalho globular para uso ritual

MATERIAIS:

Madeira de pau - marfim, "guatambú", para o cabo do instrumento. Para o corpo sonoro, utilizam uma cabaça com desenhos gravados, se bem que no litoral brasileiro também ulizam o coco . Dentro da cabaça, pequenas sementes de "kapía" produzem o som.
O chocalho menor, que fabricam para brinquedo das crianças ou para a venda, tem o cabo e o corpo globular feitos com taquara "takuapi" e tiras de"takuarussu" coloridas.
O "mbaraká miri jya kua" é instrumento tradicional dos Guarani, que cumpre múltiplas funções. Utilizado separadamente, sem acompanhamento de outro instrumento, serve para a cura de doenças e limpeza espiritual da aldeia. O pajé sacode o chocalho a diferentes ritmos e diversas posições enquanto pronuncia as rezas também, "quando está muito seco, o milho e outras plantas podem morrer; a essa hora vamos todos para a casa de reza, "opy". Onde agitamos o mbaraká miri e rezamos para chamar a chuva"; palavras de Agustinho.
Quando utilizado junto com os outros instrumentos, o "mbaraká miri" participa da música, canto e dança nas orações dos Guarani Nhande - iva Tambeopé. Os outros dois instrumentos tradicionais deste subgrupo são o "takwapú" feito de "takwarussu", bastão oco de ritmo que utilizam as mulheres para marcar a dança percutindo o verticalmente contra o solo, e o "mbá-e-pú" vara maciça de madeira percutida verticalmente contra o solo, com duas varas curtas amarradas na parte superior para aumentar a sonoridade, instrumento utilizado pelo pajé.

Um outro instrumento tradicional dos Guarani, é o tambor "angú'á pu" composto por um cilindro de madeira de "pindó" fechado em ambos lados por duas diferentes membranas de couro. Este instrumento era utilizado para comunicar a chegada de visitas à aldeia e foi adicionado posteriormente às composições musicais junto com os demais instrumentos.


Autora do Catálogo: Liliana González Rojas


Maiores Informações:
Associação Artístico Cultural Nhandeva
E-mail: nhande@terra.com.br

Galeria de Fotos

  • Tambor Guarani
    Tambor Guarani Foto: Liliana González Rojas
<< Voltar


Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio