Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

Conheça os Artefatos Indígenas

Abano

Abano

MATERIAIS :
Cana de taquara "takuapi" que se divide em tiras no borde superior, para formar a trama do trançado com as tiras de "takuarussu" , que absorvem facilmente os corantes.

 
O abano é utilizado pelos Guarani para se refrescar em épocas de calor e mosquitos, assim como para atiçar o fogo. Em Araponga é comum que ventilem as crianças de colo para que durmam com sossego.
O vento sempre é bom para os Guarani. Ele traz o frescor necessário para que os orgãos do corpo, os membros da sociedade, os componentes da terra e os elementos do universo se mantenham ordenados. Nos dias de extremo calor, o trabalho ao sol é suportável sempre que tenha o vento, já que o aquecimento excessivo do corpo debilita. "O frescor permanece no local mais propicio a esquentar: o ventre, o coração.(...) graças ao frescor, o que junta (organiza ,unifica), se mantém. Em outros termos, a moderação, a paciência e a calma nos desejos - graças ao frescor permanecem e - impedem a desordem social, ao evitar que seja ameaçada a solidariedade tribal "mboraju" ." (clastres 1974)"

 

Autora do Catálogo: Liliana González Rojas


Maiores Informações:
Associação Artístico Cultural Nhandeva
E-mail: nhande@terra.com.br

<< Voltar


Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio