Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

Conheça os Artefatos Indígenas

Machadinho de Pedra

Machadinho de Pedra

MATERIAIS:

Madeira de taquara "takuapi" para o cabo, revestida com tiras do phylodendron "guembepi" ou com o trançado decorativo em tiras de "takuapi" e "guembepe" . A lâmina é ajustada ao cabo mediante uma ligadura de fibra de palmeira "pindó". As penas de papagaio são firmadas com tiras de "guembepi".
Na memória dos Guaranis mais veteranos da aldeia, aparece desde o inicío o "machado português de metal " como os chamam, para cortar e trabalhar a madeira. O cacique Agustinho explica a fabricação destes pequenos machados para a venda, como transmissão cultural de outros índios no Brasil, entre os quais menciona os Xavantes e Carajá. Segundo Agustinho, o Guarani é o índio mais manso que existiu, já que prefere o contato sem violência e o diálogo, do que as brigas contra os brancos, contra outros índios ou, mesmo outros subgrupos Guaranis. Na visão de Agustinho, os machados foram criação de outros índios que os teriam utilizado na luta contra a invasão e expansão do branco.

Além de sua possível utilização como arma de luta, o machado também é uma ferramenta dos guaranis para derrubar árvores e trabalhar a madeira. Tal como o demonstram o "petyguá" de nó de pinho, o banco cerimonial "apyká" e as representações zoomórficas.
Segundo Roque A. González Menoret da Associação Nhandeva em Paraty, descendente de Guaranis, o machado tradicional deles consiste numa lâmina, ao ponto que ficam firmemente ensamblados. Fabrica-se desse modo um sólido machado.

Outros artefatos que conforman o universo material dos Guarani Nhande-iva Tambeopé, relcionados com a produçao para o comércio, são: a coroa de penas"djeguaká", a sarabatana e as figuras zoomorfícas em madeira, que não foram extensamente descritos, devido à falta de informação ou dados contraditórios, durante o tempo que elaborei o catálogo. Porém, merecem incluir-se no futuro, como objetos que também fazem parte da expressão cultural dos Guarani na atualidade.

 


Autora do Catálogo: Liliana González Rojas


Maiores Informações:
Associação Artístico Cultural Nhandeva
E-mail: nhande@terra.com.br

 

<< Voltar


Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio