Visite a Exposição Virtual


English / Español


Noturno - Óleo sobre papelão 0,80 x 0,50m
Nascido em Zagreb, Croácia, em 1963, o artista plástico Renato Koledic passa parte de sua infância no Japão. Estes anos foram marcantes em função do encontro com a vida oriental integrando de forma especial a arte no cotidiano. A cultura japonesa desperta sua criatividade, estética e amor pela beleza.

Em 1977 volta com a família para a Croácia, onde estuda desenho e pintura no Centro de Belas Artes e no Centro Universitário Cultural de Zagreb.

Durante suas viagens acadêmicas apresenta quadros na Itália e começa a fazer retratos nas ruas de Amsterdam.

Em janeiro de 1991 viaja para América Latina, querendo cumprir sua terceira volta ao mundo.
Dedicando mais tempo para conhecer bem a Argentina, se detém nas maravilhas das Cataratas do Iguaçú, onde revela uma série de trabalhos em aquarela e pastel.

Neste período, começa a guerra civil na Croácia. Dividido entre o amor pela pátria e o ódio pela guerra, questiona sua necessidade de participar a não ser que fosse através da paz e do amor.

Em dezembro do mesmo ano muda-se para Paraty, no litoral brasileiro, onde ganha seu pão de cada dia fazendo caricaturas na Rua do Comércio, Centro Histórico.


Caricatura

Viajando pelo Brasil, encontra-se no sul da Bahia com a tribo dos Pataxós. Fascinado pela beleza de suas terras, paisagens e pequenas árvores e pela simples vida cotidiana deste povo cheio de amor , harmonia, tranquilidade, e sorrisos, encontra inspiração ali onde os valores têm outra dimensão.

Tururin - Óleo sobre tela 1,15 x 0,80m
(Clique para ver detalhe)
Fruto desta experiência é a Exposição Virtual "Pataxó Murian 500", a mais completa exposição comemorativa dos 500 anos do Brasil.

A sua vivência em Paraty, que possui uma natureza tão exuberante, o levou a desenvolver o seu trabalho com esculturas e máscaras. Elas são fruto do mato, é a natureza morta ganhando vida, espíritos incorporados, bichos, seres visíveis e invisíveis.

As folhas das palmeiras já secas, troncos, pau, pedra, bambu, penas, sementes e um pouco de tinta... é o que o artista usa para revelar ao olho comum a expressão pouco visível dentro da natureza.



Escultura - -0,90 x 0,60m
(Clique para ver detalhe)

Máscara - -1,07m
(Clique para ver detalhe)


Conheça mais trabalhos do artista





Renato Koledic
Estrada Paraty - Cunha Km 2,5 - Vila Princesa Isabel - Redhaus
CEP: 23970-000. Paraty. RJ. Brasil.
Cels: 24 9827-6367 / 9992-8882
renatokoledic@gmail.com


Password Interativa Sistemas Ltda.