Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

(24/09/2014)

FORUM DE IDÉIAS 2014

Palestras na Casa da Cultura
O Fórum de Ideias, criado em 2013, como programação paralela do MIMO, promove o debate, a reflexão e a troca de conhecimentos sobre as inúmeras possibilidades de se fazer e pensar a arte. Em 2014, elegemos Poesia e Música como discussão principal de nossos encontros.

PROGRAMAÇÃO DO FORUM DE IDÉIAS - MIMO

10/10/2014 - Sexta-feira

JARDS MACALÉ - Casa da Cultura - 15h00
EU NÃO PRECISO DE MUITO DINHEIRO, GRAÇAS A DEUS | Mediação: Charles Gavin
Sem muito dinheiro, poetas inventaram meios de editar suas obras. Mimeógrafos, estêncil, xerox, offset, envelopes e sacos, papéis de baixo preço e toscos, impressão em duas cores, carimbos ajudavam a poesia marginal a chegar ao público. Na música, a emblemática canção Vapor Barato, de Jards Macalé e Waly Salomão, gravada em 1971 por Gal Costa, define as adversas circunstâncias políticas e culturais e se torna o maior hino hippie brasileiro. É sobre este intenso momento que Jards Macalé dedica sua palestra no MIMO 2014.

Sobre o convidado
Compositor, intérprete, violonista, produtor e diretor musical, orquestrador e ator, Jards Macalé está há mais de 30 anos no cenário musical. Transita pelas várias formas da arte, compondo trilhas ou atuando no cinema, fazendo direção musical para teatro, escrevendo poesias, além de ser produtor, orquestrador, instrumentista e cantor. Artista inquieto, moderno, irreverente, é um dos grandes personagens da música brasileira.

11/10/2014 - Sábado

CHARLES GAVIN - Casa da Cultura - 15h00
OS "MALDITOS" DA MPB
Assim como na poesia, a cena musical da década de 70 contou com a presença de artistas, que pelas ideias inovadoras e experimentais, ocuparam um espaço marginal no mercado, controlado pelas gravadoras multinacionais, contextualizado por um ambiente de ditadura militar. Inquietos e provocadores, Jards Macalé, Jorge Mautner, Sérgio Sampaio, Luis Melodia, Itamar Assumpção e outros, ganharam da imprensa o rótulo de “malditos da MPB”. É sobre este instigante tema que Charles Gavin falará no MIMO 2014.

Sobre o convidado
Produtor, músico, pesquisador e apresentador. Integrou os Titãs, de 1985 a 2010. Desenvolve projetos de reedições de álbuns emblemáticos da música brasileira, contabilizando mais de 400 títulos relançados. Atualmente apresenta e dirige programa “O som do vinil”, exibido pelo Canal Brasil.

12/10/2014 - Domingo

NICOLAS BEHR - Casa da Cultura - 15h00

A TRAJETÓRIA POÉTICA DE NICOLAS BEHR E A POESIA MARGINAL
A poesia dos “não alinhados”, no contexto dos anos 70, é tema da palestra ministrada por Nicolas Behr. Um dos principais nomes da geração mimeógrafo, apresentará a sua produção poética e estética, que conquistou espaço entre os grandes do movimento, mesmo vivendo em Brasília, deslocado do eixo central baseado no Rio de Janeiro. Behr, também falará uma sobre a obra do poeta e letrista Cacaso, dando luz a sua importância na poesia brasileira contemporânea.

- Sobre o convidado
Editor, impressor, programador visual, ilustrador e poeta, Behr nasceu em Cuiabá. Lançou o primeiro livro mimeografado em 1977, sob o título de “Iogurte com Farinha”, que vendeu cerca de 8 mil cópias de mão em mão, um verdadeiro best seller. Parte da sua produção poética é dedicada a Brasília, cidade onde mora desde 1974.



FONTE:http://www.mimo.art.br



Ver todas as notícias do MIMO
<< Voltar


Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio