Paraty, turismo, cultura e natureza

SESC Paraty

 

SESC Paraty
SESC Paraty

(13/08/2019)

Arte da Palavra

O Sesc Paraty tem o prazer de convidar a todos para dois encontros com escritores brasileiros: Anne Costa e Luna Vitrolira apresentam a “Performance da Pele” no dia 22 de agosto, quinta-feira, e Chiquinho do Além Mar e Juraci Tavares trazem a força das letras da Cultura Popular, no dia 29 de agosto, quinta-feira, ambos às 19h30, na Unidade Sesc Santa Rita.Os autores são os convidados do projeto Arte Da Palavra – Rede Sesc de Leituras, circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores.

PERFORMANCE DA PELE, com Anne Costa e Luna Vitrolira, 22 de agosto, quinta-feira, 19h30  
As artistas Anne Costa e Luna Vitrolira apresentam juntas a performance Da pele, um projeto que integra poesia e dança; oralidade, corpo e movimento. A performance se origina a partir de uma seleção de poemas autorais presentes no livro Aquenda, o amor às vezes é isso, de Luna Vitrolira, que evocam temas relacionados ao preconceito e à violência com relação à gênero, cor, classe social, sexualidade, entre outros, levantando pautas que contribuem para discussões acercas de questões que envolvem ser mulher, ser mulher negra, ser mulher gorda, ser mulher lésbica em uma sociedade machista e falocentrada. Esse formato surge da necessidade de trabalhar a dimensão política da poesia enquanto força que atua diretamente no corpo e na pele,como movimento, ação e presença.

Anne Costa é artista de dança (bailarina, performer e coreógrafa), professora e pesquisadora do movimento. Licenciada em Educação Artística/ Artes Cênicas pela UFPE; especialista em Práticas e Pensamentos do Corpo pela Faculdade Angel Vianna (RJ) e em Dança Educacional e Artes Cênicas, pelo CENSUPEG (Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação). Tem formação em ballet clássico, dança contemporânea, e danças populares, mas o movimento interessa de uma forma geral. De todas as modalidades que transita, a interface entre a dança contemporânea e a vivência com os brinquedos populares multiplicam possibilidades de movimento no corpo-território.

Luna Vitrolira é poeta, declamadora, atriz, performer, produtora cultural, professora de literatura Brasileira, graduada no curso de Licenciatura em Letras pela UFPE, mestranda em Teoria da Literatura pela UFPE, pesquisadora da literatura oral de tradição do sertão pernambucano, com ênfase na poesia de improviso do sertão do Pajeú, e também produtora e idealizadora dos projetos de circulação nacional De Repente uma Glosa – projeto de difusão da Mesa de Glosas, modalidade de improviso que descende do repente – e Estados em Poesia – projeto colaborativo de zona literária itinerante que reúne poetas de vários Estados do Brasil sob o intento de integrar as diversas cenas artísticas contemporâneas.
SESC Paraty
SESC Paraty

Chiquinho do Além Mar e Juraci Tavares, 29 de agosto, quinta-feira, 19h30 
Cultura popular, poesia, cordel: a literatura produzida no Nordeste e a protagonista desse encontro entre o sergipano Chiquinho do Além- Mar e o baiano Juraci Tavares

Chiquinho do Além- Mar é pesquisador, compositor e cantor. Ele ministra oficinas sobre Cultura Popular e oficinas sobre Literatura de Cordel. Chiquinho foi campeão da Olimpíada Ambiental em 2008 a nivel superior, com o texto “Proteja o Meio Ambiente”/ Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Híbridos. É o autor do projeto “Forro da Comunidade” e do projeto, “Cordel na Sala de Aula” e vem desenvolvendo atividades que fortalecem a manutenção da Cultura Popular em todo Brasil

Literato, professor, cantor, radialista, compositor, poeta Juraci Tavares traz no seu interior versos livres, reflexivos, inquietantes, olhar plural, históricos, educativos alicerçando a sua poesia musicada na liberdade e autonomia das palavras e dos sons atraentes pois são inquietantes e ao mesmo tempo leves e dançantes.

Serviço:
Arte da Palavra
PERFORMANCE DA PELE, com Anne Costa e Luna Vitrolira, 22 de agosto, quinta-feira, 19h30, e Circuito de Autores com Chiquinho do Além Mar e Juraci Tavares, 29 de agosto, quinta-feira, 19h30, na na Unidade Sesc Santa Rita.

Todas as atividades são gratuitas.

Mais infos: (24) 3371-4516 / 3371-8415

Previous
Next
Categorias
Email Marketing Locaweb
Compartilhe em suas redes sociais: