Paraty, turismo, cultura e natureza

Lançamento do E-Book Modos de Fazer, de Marcos Ribas

Lançamento do E-Book Modos de Fazer, de Marcos Ribas
Lançamento do E-Book Modos de Fazer, de Marcos Ribas

 

(29/11/2019)

Dia 05/12/2019 às 19h no SESC Paraty

O livro “Modos de Fazer – Estudos sobre alguns processos de confecção artesanal na cidade de Paraty”, originalmente lançado em 1982, ganha uma versão e-book, numa parceria entre o Grupo Contadores de Estórias e o Sesc Paraty.

A obra registrou métodos de confecção artesanal em perigo de extinção na cidade de Paraty. Para o bate-papo de relançamento, estarão presentes o autor Marcos Ribas, do Grupo Contadores de Estórias, o navegador e escritor Amyr Klink e dois mestres das tradições:

Seu Ditinho, que foi pescador profissional e canoeiro. Construiu a primeira canoa aos 15 anos. Aprendeu com o pai a arte de dar forma à madeira e transformá-la em meio de transporte e instrumento de trabalho. Ao longo da vida, construiu 300 canoas, “fora as que reformava”, ele lembra. Seu conhecimento sobre a construção de canoas está registrado no livro Modos de Fazer.

Robson Possidônio, caiçara de Trindade, pescador artesanal, atualmente presidente da Associação de Moradores de Trindade (AMOT), membro da Associação de Barqueiros e Pescadores Tradicionais de Trindade (ABAT), percursor do Turismo de Base Comunitária em Trindade, membro da Associação de Amigos e Remadores de Canoa Caiçara (AARCCA), líder comunitário, representante dos caiçaras na Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçara (CNCTC) e no Fórum de Comunidades Tradicionais de Paraty, Angra e Ubatuba (FCT). Por sua grande experiência na luta pela preservação ambiental e conservação da cultura Caiçara, muito irá contribuir para o tema da mesa.

Todos estão convidados para participar do evento.

Categorias
Email Marketing Locaweb
Compartilhe em suas redes sociais: