Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

(25/06/2012)

Galeria Zoom - Nova exposição

Ramos de Julio Bittencourt
ramos.jpg

A Galertia Zoom apresenta “Ramos”, individual do fotógrafo Julio Bittencourt em Paraty
 
A Galeria Zoom, inaugura, dia 30 de junho, a exposição Ramos, que traz o olhar do fotógrafo paulista Julio Bittencourt sobre os frequentadores do Piscinão de Ramos. Com a curadoria de Isabel Amado, a mostra apresenta 11 fotografias (110 x 165 cm e 67 x 100 cm). As imagens foram captadas ao longo de três verões na área de lazer do subúrbio carioca, em 2008, 2009 e 2010. Para facilitar o trabalho e intensificar a sua relação com o lugar, Bittencourt alugou uma casa no bairro.
"As fotos mostram a simplicidade da diversão na praia”, conta Julio - que sempre planejou fazer um ensaio fotográfico com este tema. “Mesmo sendo uma piscina artificial, as pessoas desfrutam a simplicidade da vida", explica o fotógrafo, que ficou interessado em registrar o cotidiano do lugar quando soube de sua criação, em 2001. “Fiquei instigado em fotografar no piscinão por ser um espaço inusitado que, além de servir como área de lazer não só para a população do entorno, também convive com problemas como a violência e a poluição”, afirma.
 
A exposição apresenta uma narrativa que vai além das imagens e dos instantes de registro. Nas peças de intensidade sensorial o sol, o calor e o suor têm uma presença ultrarrealista. As fotografias revelam a presença do artista, que não persegue instantâneos. Bittencourt apresenta imagens elaboradas através de pesquisa e experimentação. As 16 fotografias que compõem a mostra são cenas, retratos e detalhes que representam o olhar do fotógrafo sobre espaço escolhido.
A ideia de Bittencourt é fazer, após a individual na galeria da Zona Sul, uma projeção no Piscinão de Ramos para mostrar o resultado do trabalho para aqueles que serviram como personagens do ensaio. Julio também prepara o lançamento de um livro com 60 imagens da série - nos moldes de “Numa janela do Edifício Prestes Maia 911”, que reúne as imagens do ensaio ganhador de diversos prêmios de fotografia - como o Leica Oskar Barnack Award (2007), Fundação Conrado Wessel (2009), entre outros.
 
Julio Bittencourt morou em Nova York por sete anos, retornando ao Brasil em 2000. O fotógrafo atuou no Valor Econômico, em São Paulo, como fotógrafo e editor-assistente. Em 2003, foi para Moçambique para fazer parte do Grupo Soico de Comunicação.  Desde 2007, Bittencourt trabalha de forma independente para revistas, jornais, clientes corporativos e publicitários no Brasil, Europa, Estados Unidos, Canadá e Japão. Seu trabalho artístico já foi exposto em galerias e museus nacionais e internacionais, além de ter suas fotografias publicadas em veículos como GEO, National Geographic,Photo, Stern, Le Monde, The Guardian, Esquire, Leica World Magazine, entre outras. 
  
 
 
SERVIÇO:
EXPOSIÇÃORAMOS - JULIO BITTENCOURT
Data: 30 de junho a 12 de agosto de 2012
Onde: Galeria Zoom, rua do Comércio, nº 5 - Centro Histórico - Paraty
Telefone: 24 - 3371 2764 - 9228 6268
Horário de Funcionamento:
Durante os dias da FLIP: das 10h às 12h30 e das 16h às 23h
Outros: de 2ª a 5ª, das 11h às 19h (visitas agendadas)
e sextas, sábados e feriados das 20 às 23:30 hs.
Entrada Franca
 
<< Voltar

Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio