Paraty - Versão em português Paraty - English version
Baixe o Aplicativo de Paraty

PARATY TURISMO E ECOLOGIA

Parceria Viva Rio e Agenda 21 de Paraty
(08/02/2013)

Parceria Viva Rio e Agenda 21 de Paraty

Buscando estreitar o relacionamento com o Viva Rio, em busca de parceria para projetos como a coleta de óleo usado - Não jogue seu óleo pelo ralo, Gastronomia Sustentável, educacionais, ambientais, saúde e segurança humana, a Agenda 21 de Paraty, representado por Domingos Oliveira e Markus Lehmannc, reuniu-se no dia 31 de janeiro na sede da instituição no Rio de Janeiro, com os coordenadores de Meio Ambiente e de Redes Sociais e Gestão, respectivamente Tião Santos e Osmar Vargas. Também participaram do encontro a subcoordenadora de Articulação de Redes da Viva Rio, Nilmara Pedroso e o jornalista do Folha do Litoral, Carlos Dei.


Domingos Oliveira abriu o encontro falando sobre as realizações e expectativas da Agenda 21 de Paraty em relação ao plano de trabalho do novo prefeito Casé que, ainda em campanha, assumiu um compromisso público com a plataforma das cidades sustentáveis e o plano de governo das comunidades de Paraty.


Markus Lehmann (executor da Plataforma Educacional Tocorimé) e IASEA (Instituto para Aprendizagem Social, Emocional e Ambiental) complementou fazendo um apanhado sobre o trabalho de educação ambiental desenvolvido por sua instituição junto às escolas e comunidades de Paraty, que têm buscado parcerias para viabilizar os transportes das crianças e adolescentes.


Foram exibidos vídeos Passaporte Verde (institucional), sobre o lançamento do Passaporte Verde, no qual a ministra do Meio Ambiente cita e agradece o pioneiro trabalho da Agenda 21 de Paraty que concretizou a proposta do Passaporte Verde, tornando-se referência para o Brasil e para o mundo; vídeos sobre as relações comunidade x instituições públicas (Revolução Inconformista), outro sobre a riqueza cultural de Paraty e sobre a posse do prefeito Casé, onde ele afirma o seu comprometimento com as metas da Agenda 21. 


Tião Santos, por sua vez mostrou-se receptivo à ideia da parceria, falou das experiências da Viva Rio nas áreas de saúde, segurança, observando que as metas de trabalho para esse ano contempla a coleta de óleo usado para reciclagem, deixando aberta a possibilidade da troca de experiências e estabelecimento de parcerias, bem como a ida de uma equipe a entidade a Paraty para uma reunião em sete de março, na qual falarão sobre a questão da segurança humana, apontando possíveis sugestões para serem colocadas em prática no município de Paraty.


Discutiu-se também a questão do Plano Diretor e Orçamento Participativo, como indicativos para um gerenciamento integrado dos recursos dos municípios, em favor das comunidades e da população como um todo.


Nesse foco da discussão, Osmar Vargas disse que é um desafio incomensurável pensar em num orçamento participativo no Rio de Janeiro, por exemplo, mas que nada impede de se tentar mudar a cultura. Disse que houve uma tentativa no governo Saturnino Braga, e que ele participava da comissão das comunidades da Ilha do Governador. Ressaltou a importância de se estudar a possibilidade das parcerias com a Agenda 21 de Paraty, o que foi reafirmado por Tião Santos.


 
 
FONTE: 
 
Órgão Diretivo Agenda 21 de Paraty
http://www.seduma-pmparaty.blogspot.com.br/p/agenda-21-de-paraty.html 

<< Voltar

Termos mais procurados

Copyright © 1996-2011 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI