Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

(30/05/2013)

Pelo resgate da canoa caiçara

Paraty quer valorizar a embarcação tradicional

Tradicional meio de transporte utilizado pelos paratienses, a canoa caiçara está ganhando aliados para a sua preservação. Por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, uma reunião envolvendo os órgãos integrantes da Rede CEA - Coordenação de Educação Ambiental, discutiu nesta terça-feira (28), na sede do ICMBio, os trâmites para transformar a embarcação em Patrimônio Cultural do Brasil.

A canoa, esculpida em troncos de madeira nativa, mantém em si a memória viva caiçara. Para valorizar essa cultura, a Rede CEA vai inscrevê-la no Programa “Barcos do Brasil”, do Governo Federal que incentiva a preservação das embarcações tradicionais brasileiras.

Com o apoio da Prefeitura, a Rede planeja promover ações educativas por meio de passeios com as crianças. O primeiro deve acontecer na Ilha do Araújo.

No encontro, a Associação Cairuçu divulgou o processo de gravação do documentário sobre as canoas paratienses. Na pesquisa foi descoberto que há cinco tipos de embarcações diferentes produzidas no município.

O Instituto Náutico Paraty divulgou que vai manter a canoa à vela na Regata Internacional de Veleiros Clássicos, que acontece em agosto. A ideia é ampliar a prova, contando além dos alunos do INP, com a participação dos caiçaras.

A próxima reunião do grupo será no dia 18 de junho.

Participam da Rede CEA:
Secretaria de Educação
Secretaria de Cultura
Secretaria de Pesca e Agricultura
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente - Seduma
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMbio
Instituto Estadual do Ambiente - Inea
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan
Instituto Náutico de Paraty
Associação Cairuçu
Oju Moran
Associação Casa Azul
<< Voltar

Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio