Paraty - Versão em português Paraty - English version
Baixe o Aplicativo de Paraty

PARATY TURISMO E ECOLOGIA

(30/05/2013)

Prefeitura coleta lâmpadas fluorescentes

População deve encaminhar produto para descontaminação

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUMA), começou nesta quarta-feira (29) a primeira parte da ação pelo descarte adequado de resíduos sólidos. A empresa “Escolha Ecológica” de Volta Redonda fez a coleta, descontaminação e descarte de quase 900 lâmpadas fluorescentes em menos de duas horas. O sistema batizado como “papa-lâmpadas” aspira, tritura e depois condensa o mercúrio via carvão ativado.
A população terá a oportunidade de acompanhar todo esse processo no dia 6 de junho quando haverá um estande para recolhimento de lâmpadas fluorescentes na Praça do Produtor Rural (ao lado da rodoviária), integrando a programação da Semana do Meio Ambiente.

O descarte adequado de resíduos tem um custo-benefício mais eficiente do que tratar das consequências ambientais. Seguindo o princípio “poluidor-pagador” existe a Lei Municipal 1.618/2008 que responsabiliza o comerciante em receber as pilhas, baterias e lâmpadas usadas de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos do Governo Federal.

Consciência Ambiental
A ação desta quarta-feira aconteceu na residência do morador Henrique Carmo Toledo, que nos últimos dois anos juntou mais de mil lâmpadas fluorescentes. “Fiz isso para chamar a atenção para o problema. Quebrar lâmpadas é perigoso para o ser humano e contamina o lençol freático.
<< Voltar

Termos mais procurados

Copyright © 1996-2011 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI