Paraty - Versão em português Paraty - English version
Baixe o Aplicativo de Paraty

PARATY TURISMO E ECOLOGIA

(16/12/2013)

Mutirão de limpeza das praias e vilas na Costeira

Na próxima terça acontecerá na Praia do Sono

Ao longo deste mês de dezembro, equipes da Prefeitura de Paraty, da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga (REJ/INEA), do Programa Coleta Seletiva Solidária (PCSS/INEA), da empresa Construir e da Rede da Coordenação de Educação Ambiental (Rede CEA) realizam ações de limpeza das praias e vilas na Costeira e atividades lúdicas em educação ambiental para as crianças das escolas locais.

Pela Prefeitura, participam as secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), de Educação e de Obras e Transportes.

A próxima comunidade a receber a ação será a Praia do Sono, nesta terça-feira (17). A ação já foi realizada na Ponta Negra e no Pouso da Cajaíba. Nessas comunidades, as equipes de todos os órgãos envolvidos foram bem-recebidas pelos moradores. As escolas abriram suas portas e as crianças participaram de jogos e brincadeiras educativos e assistiram a teatro de fantoches confeccionados com material reaproveitado e a vídeo que mostra o que acontece quando o lixo não é tratado da forma correta.

A equipe de guardas-parque da REJ/INEA e funcionários da empresa Construir coletaram lixo espalhado por trilhas, rios e córregos e pelas praias. A maior quantidade de material nas duas comunidades era de papeis de bala, embalagens de picolé e saquinhos de salgadinhos. Porém, além dos pequenos resíduos, também foi encontrado entulho de metal já bastante enferrujado e algumas peças de maior porte deixadas ao relento ao longo das trilhas e margens dos rios.

O tipo de lixo encontrado justifica uma ação continuada em educação ambiental e a implantação de uma política integrada para o tratamento do resíduo sólido na costeira. Além da coleta seletiva, é preciso ensinar a população a fazer compostagem de orgânicos e a separar o dejeto final (aquele tipo de lixo que não pode ser reciclado, nem composto e deve ir para aterro sanitário).

A partir dos três mutirões de dezembro, os parceiros (PMP, REJ/INEA, PCSS/INEA) realizarão uma avaliação da situação dos resíduos sólidos nas comunidades costeiras. A avaliação servirá de base para a elaboração de um plano de ação permanente, tanto no que concerne ao melhor tratamento dos resíduos (incluindo a implantação da coleta seletiva), quanto no que diz respeito à educação e comunicação ambiental.
<< Voltar

Termos mais procurados

Copyright © 1996-2011 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI