Paraty - Versão em português Paraty - English version
Baixe o Aplicativo de Paraty

PARATY TURISMO E ECOLOGIA

Depoimento de Carlinhos Antunes
(05/02/2014)

Depoimento de Carlinhos Antunes

Diretor musical da Caravana Paraty
Depoimento do Diretor Musical da Caravana Paraty, Carlinhos Antunes:

"Eu sempre aceito o desafio de trabalhar com músicos do Brasil e do mundo, juntar culturas tradicionais com as não tradicionais etc. Por isso aceitei o convite, quando fui chamado pelo Luis Perequê para dirigir musicalmente a Caravana bem como pelo Ronaldo, secretário de cultura, para participar como mediador da plenária da Secretaria da Cultura com os músicos da cidade. Mesmo sabendo que esse mundo das artes é complicado, pelas vaidades, egos etc aceitei porque adoro o que faço, e sou educador por natureza. 
  
Nos preparamos durante o ano de 2013, com os recursos que tivemos e a participação dos artistas foi boa mas poderia e deveria ser mais atuante. Isso demora para acontecer e como educadores não desistimos nunca. 
  
Penso que o resultado da  Caravana foi muito bom. No Rio tudo saiu bonito. Porém, lá,  pelo numero maior  de dias e de atividades da Caravana, os artistas ficaram mais isolados, não houve tanta integração. Porém o resultado foi lindo, as participações foram ótimas e mexeu diretamente com a cidade e ao mesmo tempo com os grupos que participaram. Isso ajudou bastante para o êxito de São Paulo. 
  
Já São Paulo, é diferente. Aqui os grupos estavam reunidos assim como os convidados em apenas dois dias. Além disso São Paulo faz com que o Paratiense não se sinta tanto em casa como no Rio e isso estimula o profissionalismo. Aqui, embora estejamos acostumados a receber povos de todo mundo, e essa é a característica da Orquestra Mundana, atuar como artista gera uma tensão e um desafio grandes. E esse foi o maior mérito da Caravana, Os shows saíram da forma mais natural possível e profissional também. O clima estre os artistas foi lindo bem como a relação desses com os excelentes profissionais da casa e contratados, de som , luz etc.. 
  
O que é necessário fazermos agora é não deixar que a experiência da Caravana seja apenas um evento a mais para os artistas tradicionais e não tradicionais que dela participaram mas que sirva de incentivo para estudos, profissionalismo ,aperfeiçoamento, consciência de classe etc. E isso só se dará se o Silo e a Secretaria, juntos ou isolados, se unirem para criar as condições de uma escola de excelência  musical bem como exigir dos produtores de eventos musicais de fora e de dentro, uma contrapartida real que contribua para isso, com recursos dos festivais e shows que ocorrem na cidades ao longo do ano. 

Sobre esse assunto podemos conversar em outra ocasião pois tenho muito a dizer. Obrigado a todos de Paraty pelo carinho e pela confiança. 
Abraços a todos " 
  
Carlinhos Antunes


Veja a cobertura dos shows da Caravana Paraty em São Paulo e Rio de Janeiro
<< Voltar

Termos mais procurados

Copyright © 1996-2011 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI