Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

V Mamanguá Trail Run
(21/05/2014)

V Mamanguá Trail Run

Release pós-prova

A quinta edição da Mamanguá Trail Run aconteceu no sábado, dia 17 de maio, com cerca de 150 atletas percorrendo três percursos distintos, variando entre 7 e 20 quilômetros espetaculares de corrida rústica!
Os corredores dos sete e dos quinze quilômetros encararam uma forte subida pavimentada em concreto na saída da Vila do Oratório enquanto os da prova mais longa seguiram por uma subida mais gradual em estrada de terra. Todos então seguiram pela estrada da Fazenda Santa Maria, que acessa o fundo do Saco do Mamanguá. A poucos quilômetros do mar eles subiram outro morro e começaram a costear o mangue e em seguida a costeira esquerda do próprio “fiord” de águas azuis esverdeadas, acompanhando pouco a pouco as mudanças no visual e nas formas do Pico Pão de Açúcar do Mamanguá.

No percurso haviam 4 pontos de hidratação e a assistência dos staffs da prova. Este ano a equipe contou com 6 barcos, 2 botes, 1 ambulância, 2 ônibus, 3 carros, 1 moto e mais de 30 pessoas contratadas na cidade e na região, envolvendo a comunidade em todas as áreas operacionais do evento. A Multisport Spirit desenvolve o esporte ao ar livre como instrumento de conscientização ambiental e visa  o desenvolvimento esportivo da região. Cada vez mais moradores tem tido a chance do contato com as modalidades e com a complexa logística dos eventos, desde a concepção, marcação das trilhas, limpeza, produção de arenas e pontos de apoio, aprimorando cada vez mais a sincronicidade de promover um evento em local tão ermo e isolado, sem acesso de estradas, sem luz elétrica e sem sinal de celular.

E tudo fluiu bem, inclusive com o Sol raiando forte, embelezando as cores do dia e minando as forças dos atletas das provas mais longas, que no final do percurso ainda encararam a maior subida da trilha com desnível aproximado de 180 metros e uma descida muito íngreme até a praia de Paraty Mirim, local da chegada. Enquanto isso os atletas dos 7km eram transportados em baleeiras da comunidade saindo do Saco do Mamanguá por mar até a arena de chegada.

A prova dos 20km (que na verdade foi um pouco mais curta) foi vencida em tempo de 1 hora e 44 minutos pelo atleta Michel dos Santos, da Equipe Integrale Spazio, de Ubatuba, seguido de perto pelo companheiro de equipe Rildo Ribeiro. Ambos igualaram o tempo recorde da prova, estabelecido no ano passado. No feminino o tempo também foi recorde, da atleta Estela Marcondes, de Pindamonhangaba - SP, que terminou com 2h11min. Ela foi seguida por Maria de Fátima, de São Sebastião (SP) em segundo e por Luciana de Jesus, da Ubatuba Outdoor Fitness.
Nos 15km Antônio Marcos de Araújo, também da equipe Ubatuba Outdoor Fitness, venceu o percurso, e teve dois paratienses em sua cola, Luiz Terra, que conquistou a segunda colocação a poucos metros da chegada seguido de Thiago Marques. Já no feminino foram as atletas da equipe Selva Aventura, de São Paulo, quem deram as cartas, com Debora Campos em primeiro e Rosangela Gomes em segundo.

Nos 7km a vitória ficou com Marco Antônio, de Cunha - SP, com o tempo de 36 minutos. Ele foi seguido pelos paratienses Cristiano Gomes e Wesley Guedes. No feminino a atleta de Saquarema, Cristiane Marinho conquistou a primeira colocação, seguida da paratiense Crislaine Rocha e por Shelly Aranda Meireles - cujos pais e avós também venceram suas categorias, colocando a família de Tremembé (SP) entre os grandes vencedores da prova.

Os atletas disputaram troféus, mochilas e prêmios da Kailash.  Para muitos também valeu como oportunidade de se prepararem para o próximo evento, agendado para meados de Agosto. A Paraty Multisport será uma etapa multiesportiva com 40km divididos em cinco trechos, sendo um de corrida, dois de canoagem e dois de mountain bike. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas nas categorias solo, dupla e revezamento.

A Multisport Spirit contou com o apoio da Prefeitura de Paraty, Kailash, Neptunia Seguros, Restaurante Sabor da Terra, Pousada Vila do Porto, Bike Show, Padaria Integrale de Ubatuba, Bananinhas Paraibuna, Show de Bola Paraty e Espirito Livre Aventuras. Contou ainda com Apoio Institucional da INEA, APA Cairuçu e Reserva Ecológica da Juatinga.

Classificação
20km Open
1 - Michel dos Santos 1h44min - Ubatuba
2 - Rildo Ribeiro 1h44min - Ubatuba
3 - Daniel Mameri 1h55min - São Paulo
 
20km Feminino
1 - Estela Marcondes 2h11min - Pindamonhangaba
2 - Maria de Fátima 2h25min - São Sebastião
3 - Luciana de Jesus 2h29min - Ubatuba
 
15km Open
1 - Antônio Marcos 1h33min - Ubatuba
2 - Luiz Terra 1h35min - Paraty
3 - Thiago Marques1h35min - Paraty
 
15km Feminino
1 - Debora Campos 2h14min - São Paulo
2 - Rosangela Gomes 2h28min - São Paulo
3 - Ana Claudia Soares 2h34min - Ubatuba

7km Open
1 - Marco Antônio 36min - Cunha
2 - Cristiano Gomes 40min - Paraty
3 - João Corbisier 41min - Paraty
 
7km Feminino
1 - Cristiane Marinho 50min - Saquarema
2 - Crislaine Rocha 51min - Paraty
3 -  Shelly Meireles 53min - Tremembé


FONTE:
paraty@multisportspirit.com
www.multisportspirit.com

Galeria de Fotos

  • Mamanguá Trail Run
    Mamanguá Trail Run Foto: Divulgação
  • Mamanguá Trail Run
    Mamanguá Trail Run Foto: Divulgação
  • Mamanguá Trail Run
    Mamanguá Trail Run Foto: Divulgação
  • Mamanguá Trail Run
    Mamanguá Trail Run Foto: Divulgação
  • Mamanguá Trail Run
    Mamanguá Trail Run Foto: Divulgação
  • Mamanguá Trail Run
    Mamanguá Trail Run Foto: Divulgação
<< Voltar


Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio