Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

Divino: uma festa em exposição, na Casa da Cultura de Paraty
(28/05/2014)

Divino: uma festa em exposição, na Casa da Cultura de Paraty

De 30/05 a 29/06/2014

Vestidas de bandeiras vermelhas em homenagem ao Espírito Santo, as sacadas coloniais da Casa anunciam a instalação DIVINO - uma releitura contemporânea de arte e devoção, com ícones da tradicional festa religiosa. A exposição promete emocionar e aguçar os sentidos em Paraty. Abertura: dia 30 de maio, às 21 horas

 
Patrimônio imaterial inscrito no Livro de Registro das Celebrações do IPHAN no dia 3 de abril de 2014, a Festa do Divino Espírito Santo, em Paraty, é considerada uma das mais tradicionais e  aguardadas celebrações religiosas da cidade. Este ano, seu  calendário ganha contornos de arte, com a abertura da instalação  DIVINO, na Casa da Cultura de Paraty.

A Sala Natalino Silva será tomada pela atmosfera colorida, cheirosa e musical da festa, envolvendo os visitantes entre rosas vermelhas, fitas brancas, muitas folhas de canela pelo chão e elementos simbólicos, como a pomba e os bonecos representativos de passagens importantes da celebração, entre eles o imperador e seus vassalos, vestidos com capricho.

A instalação, com curadoria de Patrícia Gibrail e Fernando Fernandes, promete emocionar e aguçar os sentidos. Na programação, registros folclóricos e musicais, a exemplo da Dança dos Velhos e do Marrá-Paiá, tradição moçambicana nas festas religiosas da cidade, marcada pelo som dos guizos amarrados às pernas dos dançadores.

Para anunciar a exposição e se integrar ao clima festivo que toma conta da cidade durante as celebrações religiosas, a Casa veste  suas janelas e sacadas coloniais com as tradicionais bandeiras vermelhas.

Até mesmo o menu do coquetel de abertura, na noite de sexta-feira, 30 de maio, chega aos convidados com sabor do Divino: “O ponto alto é a farofa de feijão, prato tradicional servido no almoço do sábado”, revela a diretora Gabriela Gibrail, referindo-se ao esperado almoço de confraternização, que marca o simbolismo religioso do ‘dar, receber e retribuir’ (preparado durante uma semana pelas cozinheiras do Divino, esse almoço, devidamente abençoado, é oferecido de graça aos paratienses - são mais de dez mil pratos generosos com macarronada, carne assada com batatas, frango assado ou cozido, arroz e farofa de feijão).

Como apoio à exposição, um texto, compilado a partir do Dossiê de Registro da Festa do Divino Espírito Santo em Paraty, IPHAN, 2009- 2010, esclarece o visitante sobre todos os aspectos religiosos e históricos da festa: a origem, a preparação a cada ano, as ações do festeiro, as procissões, os momentos marcantes, os simbolismos. Os folders com essas informações estarão disponíveis no período da exposição.    
 
 
SERVIÇO
Exposição Divino
Sala Natalino Silva
De 30 de maio a 29 de junho
Abertura: 30 de maio, sexta-feira, às 21 horas  
Curadoria e montagem: Patrícia Gibrail e Fernando Fernandes
Vestimenta dos bonecos: Diuner Mello

Casa da Cultura de Paraty 
rua Dona Geralda, 177 / Centro Histórico
de terça a domingo, das 10 às 22 horas
(24) 3371 2325
facebook.com/casadaculturaparaty

>> CONSULTE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA FESTA DO DIVINO EM PARATY
 
<< Voltar


Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio