Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

Instituto Rio Moda no Paraty Eco Fashion Eco Modus
(28/05/2014)

Instituto Rio Moda no Paraty Eco Fashion Eco Modus

Evento acontece de 16 a 19 de outubro de 2014

A parceria entre o Instituto Rio Moda e o Instituto Colibri, responsável pela idealização e realização do Paraty Eco Fashion Eco Modus, existe deste a primeira edição do evento, em 2011, tornando-se cada vez mais alinhada e produtiva. Em 2012, o Rio Moda assumiu também a curadoria da Mostra de Moda e Design Sustentáveis. No ano seguinte, por sua orientação, a participação na Mostra estendeu-se aos profissionais de moda e design (antes, era restrita apenas aos estudantes matriculados em cursos superiores destas áreas).

Agora, mais novidades para a edição de 2014: aos critérios de seleção já estabelecidos, somam-se novos aspectos a serem observados nos projetos apresentados: “usabilidade, apuro estético e caminho de descarte”, diz Roberto Meireles, fundador e diretor do Rio Moda ao lado de Alessandra Marins. Ele explica que não basta ser criativo e comprometido com a sustentabilidade: é preciso criar e produzir peças que possam ser utilizadas, que sejam bonitas, com atenção ao impacto ambiental do descarte de material e também comercializáveis. “Muita gente confunde reciclável com sustentabilidade e acha que basta fazer roupa com materiais recicláveis e pronto, naquela ideia de ‘lixo que vira luxo’; não é isso.”

Quanto à importância da comercialização dentro deste processo produtivo, observa: “Não adianta ser criativo se você não puder viver da sua criação e isso é uma bandeira levantada pelo Instituto Rio Moda: não se pode deixar de levar em conta o aspecto comercial”.  O Paraty Eco Fahsion Eco Modus é um grande laboratório e ponto de encontro para discussão, troca de conhecimentos e aprendizado sobre moda, design e sustentabilidade. Avaliando as três edições anteriores, Roberto só tem motivos para comemorar: “O evento está cada vez mais maduro, mais completo, mais cheio, mais importante”. A cada ano, com a experiência de participação em mais uma edição, curadores e realizadores, juntos, ajustam, afinam e tornam ainda melhor este festival anual. O objetivo é estimular e facilitar a produção de “moda e design sustentáveis que, junto ao aspecto criativo e de renovação, produzam também desenvolvimento humano e financeiro”, resume Roberto Meireles.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A MOSTRA DE MODA E DESIGN SUSTENTÁVEIS
<< Voltar

Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio